Cadeia produtiva do leite no sudoeste foi tema de reunião na Amsop

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nesta terça-feira, 03, envolvidos com o projeto receberam o gerente do BNDES.
Mais uma reunião para discutir a cadeia produtiva do leite aconteceu na região sudoeste. Terça-feira, 03, se reuniram na sede da Amsop (Associação dos Municí­pios do Sudoeste do Paraná), membros da Agíªncia de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná (ADR), Seab, Iapar, Universidade Fronteira Sul, secretários de agricultura, prefeitos, lí­deres sindicais, cooperativistas, entre outros, para discutir o projeto que prevíª a expansão da produção leiteira na região, bem como a instalação de agroindústrias.

Na oportunidade, esteve presente o gerente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Leonardo Pamplona, que tomou conhecimento do projeto elaborado pela Agíªncia de Desenvolvimento e Amsop. Segundo ele, é necessária maior clareza com relação í  participação do sistema cooperativo da região no projeto.

Além do gerente Leonardo, também deve estar na região um técnico do BNDES. O objetivo é percorrer alguns municí­pios para conhecer a realidade dos produtores de leite, identificando suas verdadeiras necessidades.

O prefeito de Salto do Lontra e presidente da Amsop, Luiz Carlos Gotardi (PMDB) garantiu que a reunião foi esclarecedora e a presença do BNDES de extrema importí¢ncia para executar esse projeto. “O projeto foi iniciado no ano passado, mas nesse ano a nova diretoria da Amsop decidiu apoiar em tudo o que for preciso para que possamos realmente criar um mecanismo de incentivo os nossos agricultores, em especial aqueles que trabalham com atividade leiteira”.

A coordenação do projeto está sob responsabilidade do prefeito de São João e ex-presidente da Amsop, Clovis Matheus Cucolotto (PR). Conforme ele, o sudoeste tem aproximadamente 29 mil propriedades rurais. Dessas, 60% com menos de 14 hectares e sua economia voltada unicamente í  produção de leite. O principal objetivo desse projeto é tirar alguns produtores da linha de miséria, ampliando sua renda não só com o leite, mas também com seus derivados. “A visita da gerencia e técnicos do BNDES é um passo muito importante para que possamos consolidar nosso objetivo. í‰ importante que eles visitem as propriedades e conheçam a realidade local, assim vão se sensibilizar com a situação e poderão entender melhor nosso projeto e nos auxiliar nessa luta”, disse.
Por Evandro Artuzi

http://www.jornalnovotempo.com.br/geral/10837-cadeia-produtiva-do-leite-no-sudoeste-foi-tema-de-reuniao-na-amsop

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas