Cadeia leiteira reconhece incentivo do governo a produtos locais

O incentivo ao pequeno produtor. Essa é uma das marcas do atual governo. Seja por meio da distribuição de sementes e, mais recentemente, com a isenção de ICMS para os produtores de leite e derivados, o Estado promove desenvolvimento.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Isentos de ICMS, produtores de leite fazem homenagem a Renan Filho, na cidade de Batalha
Agradecidos por esta medida, dezenas de produtores de leite fizeram uma homenagem ao governador Renan Filho, nesta quarta-feira (10), na cidade de Batalha.

Renan Filho contou como se deu o processo para concessão do incentivo. “Os secretários Álvaro Vasconcelos (Agricultura) e George Santoro (Fazenda) conduziram um estudo, aliados ao segmento, e conseguimos chegar a um caminho para dar competitividade aos produtores de leite”, declarou.

O governo tem promovido também uma articulação para reabertura da antiga Camila – unidade industrial do leite da Cooperativa dos Produtores de Leite de Alagoas (CPLA). “A ativação do núcleo industrial da CPLA é muito importante para finalizar a cadeia; garantir a qualidade do que é produzido pela cooperativa; fabricar outros produtos, como o leite em pó; e dar condições melhores de comercialização ao setor”, avaliou o governador.

Sobre a isenção, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, revelou a mudança promovida pela iniciativa. “Agora a Bacia Leiteira pode mais. Isentar esses produtores é fazer com que eles evoluam com o Estado, é fazer com que Alagoas se torne novamente uma referência no leite”, explicou.

O secretário Álvaro Vasconcelos analisou o incentivo dado pelo governo sob um outro aspecto. “A isenção permite que o agricultor familiar permaneça no campo. O próximo passo para a consolidação dessa cadeia será a reativação da unidade industrial do leite. Trabalharemos para a volta da antiga Camila ainda este ano”, anunciou o titular da pasta da Agricultura.

Na ocasião, o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Podutos Derivados do Estado de Alagoas (Sileal), Arthur Vasconcelos, demonstrou em números a força do segmento. “Hoje produzimos cerca de 600 mil litros de leite por dia. Injetamos na economia do Estado aproximadamente R$ 30 milhões. Devemos reconhecer a nossa importância. Somos um dos maiores geradores de empregos do Estado”, disse.

A homenagem ao governador Renan Filho também foi prestigiada pelo prefeito de Batalha, Aloísio Rodrigues. Otimista, o gestor ponderou: “A agropecuária é um dos setores que mais cresce, apesar da crise. Somos sobreviventes, fortes”.

O evento teve a participação dos deputados Luiz Dantas e Francisco Tenório. Na oportunidade, foram distribuídas 20 toneladas de sementes aos agricultores familiares de Batalha e região. Essa uma ação da Secretaria de Estado da Agricultura.

http://www.tribunahoje.com/noticia/144748/cooperativas/2015/06/11/cadeia-leiteira-reconhece-incentivo-do-governo-a-produtos-locais.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas