#Cade congela operação entre Brasil Foods e Doux Frangosul

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Após finalizar a sessão de julgamentos desta quarta-feira, em que nove fusões e aquisições foram aprovadas, o Conselho Administrativo de Defesa Econí´mica (Cade) aprovou um Acordo de Preservação de Reversibilidade de Operação (Apro) que congela uma operação envolvendo a Brasil Foods e a Doux Frangosul. Caso o acordo seja descumprido, até o julgamento definitivo do Cade sobre a operação, será aplicada multa de R$ 5 milhões í  Brasil Foods e de R$ 50 mil aos administradores da companhia.

Segundo o processo, no ano passado, a unidade da Doux em Ana Rech (RS), que atua no segmento de abate e produção de industrializados de suí­nos, tomou empréstimo da Brasil Foods e ofereceu uma série de ativos em garantia. Como a dí­vida não teria sido paga, esses ativos passaram a ser de propriedade da Brasil Foods.

Porém, para aprovar a fusão entre a Perdigão e a Sadia, que resultou na criação da Brasil Foods em 2009, o Cade impí´s um Termo de Compromisso de Desempenho (TCD) í  empresa. Esse termo determina que a Brasil Foods não poderia fazer comprar ativos em 14 mercados, entre eles o de suí­nos. Dessa maneira, tomar posse dos ativos da Doux contraria o TCD firmado.

Por conta disso, a operação configurou um ato de concentração e foi notificada ao Cade em setembro, segundo o conselheiro relator Elvino Mendonça. O processo sobre a operação está em andamento na superintendíªncia-geral do Cade. Enquanto ela não é efetivamente julgada, Mendonça levou o Apro a plenário, nesta quarta-feira, para congelar a operação.

O acordo determina que a Brasil Foods tem que manter os ativos relacionados í  unidade da Doux em Ana Rech funcionando, não pode demitir funcionários da unidade sem justa causa, está impedida de compartilhar informações sensí­veis ao direito da concorríªncia, nem pode usar a unidade gaúcha para a produção de produtos listados no TCD da constituição da Brasil Foods. Na prática, isso quer dizer que a Brasil Foods não pode repassar os ativos que antes eram da Doux a terceiros até que a operação seja analisada pelo órgão antitruste.
http://www.suinoculturaindustrial.com.br/noticia/cade-congela-operacao-entre-brasil-foods-e-doux-frangosul/20121108085305_S_075

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas