#Brasil perde mais de R$ 4 bilhões ao ano com carrapatos

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Aplicação incorreta do carrapaticida aumenta resistíªncia do parasita
Inimigo antigo da pecuária brasileira, o carrapato ainda desafia o produtor rural. Em 2002, estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revelou que o parasita acarretava prejuí­zos de 2 bilhões de dólares (aproximadamente 4 bilhões de reais) anuais nos rebanhos do Paí­s. Nos últimos anos, com o incremento do número de cabeças de gado, o carrapato causou perdas ainda maiores.

Segundo Renato Andreotti, doutor em biologia molecular pela Universidade Federal de São Paulo e pesquisador da Embrapa Gado de Corte, os números atualizados da ação dos carrapatos já estão consolidados, mas só serão divulgados após publicação do estudo. Na última década, adianta o pesquisador, a estimativa de prejuí­zos aumentou.

Essas perdas incluem gastos diretos e indiretos com parasitas. O mais conhecido, o carrapato-do-boi (o Rhipicephalus (Boophilus) microplus), acarreta a diminuição da produção de leite e carne, danos ao couro – provocados por reações inflamatórias nos locais de fixação do carrapato – e a transmissão de doenças entre os bovinos, como a tristeza parasitária. Há também o custo de aplicação e controle dos parasitas, que afeta a rentabilidade final.

“Fase de crise”

De acordo com o pesquisador, o cenário ainda apresenta um agravante: a aplicação incorreta de carrapaticidas aumentou a resistíªncia dos parasitas, apesar do acúmulo de informações sobre o problema. Assim, Andreotti descreve a situação atual como uma “fase de crise”, afinal a maioria das bases quí­micas em uso já foram comprometidas.

O pecuarista deve, portanto, agir com cautela. Comprar o produto mais barato e utilizá-lo sem a devida técnica não dará o resultado esperado. “Alguém vai pagar o preço disso”, alerta Andreotti. Ele precisa, antes de tudo, descobrir qual é o carrapaticida mais adequado para a sua propriedade. Para isso, a Embrapa ajuda: gratuitamente, a unidade Gado de Corte examina amostras do carrapato e indica o produto que terá maior eficácia.
http://economia.terra.com.br/brasil-rural/brasil-perde-mais-de-r-4-bilhoes-ao-ano-com-carrapatos,194641a1d22fe310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas