#Bozano cria associação para beneficiar pequeno produtor de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Pequenos produtores de leite de Bozano criaram oficialmente uma associação (foto) ontem í  tarde, 22. O objetivo da Associação de Agricultores Familiares de Bozano é qualificar a produção e reduzir custos. Os participantes começaram a pensar na entidade há dois anos.

O estatuto aprovado pelos agricultores prioriza a busca de crédito para fomentar a produção leiteira e esforços para solucionar problemas comuns aos associados. Entre as iniciativas, está o compartilhamento, com igualdade de uso, de equipamentos como ensiladeiras para silagem de milho, roçadeiras hidráulicas, distribuidor de sementes e fertilizantes.

O encontro ocorreu no CTG Passo do Bozano, onde foi definida a diretoria: presidente Vladimir Buzetto, vice-presidente Nelson Villani, secretário Adilson Bonfada, vice-secretário Francisco Corloski, tesoureiro Ronaldo Kromberg e vice-tesoureiro Alessandro Antonello. O Conselho Fiscal será formado por Olmir Meincke, Gilmar Casali e Valdemar Rorato. Assumiram o Conselho de Patrimí´nio, Rodinei Bonfada, Odacir Filippim e Sólon da Rosa. Â“í‰ como no casamento, quando a gente faz uma associação, tudo vai bem no começo, depois surgem as encrencas. Devemos ser mais inteligentes que as encrencas e isso é possí­vel com diálogo”, sugeriu o técnico agrí­cola da Emater/RS-Ascar, Vito Cembranel.

O prefeito, Gederson Mori, prestigiou o evento e afirmou que “a meta da prefeitura é correr atrás para conseguir mais recursos, porque nada tem futuro se aplicarmos o dinheiro que arrecadamos em outro lugar”.

A atividade leiteira, segundo a Emater/RS-Ascar é a segunda mais importante, depois da produção de grãos, para a economia do pequeno municí­pio, de pouco mais de dois mil habitantes, do Corede Noroeste Colonial. São 120 famí­lias, segundo a Emater/RS-Ascar, envolvidas com a atividade. Â“í‰ uma atividade prioritária para o municí­pio, porque é viável e agrega a famí­lia”, concluiu a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar, Arnete Mazzaro.
http://radioprogresso.com.br/noticias/geral/educacao/9284-bozano-cria-associacao-para-beneficiar-pequeno-produtor-de-leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas