Dados divulgados pela Nielsen, em outubro, comprovam crescimento em categorias estratégicas; Associação Brasileira de Embalagens premia novo design dos produtos

Ao adoçar iogurtes com o açúcar da fruta, lançar novas embalagens, adotar um conceito inspirado na natureza e ter assiduidade no ponto de venda, a Batavo – marca de maior valor agregado da unidade de lácteos da BRF – conquistou novos mercados e ampliou significativamente o market share em categorias estratégicas.

Dados divulgados pela Nielsen em outubro mostram que a marca se consolidou como o terceiro maior player do setor. “Quando reposicionamos a marca, em abril, estávamos certos que ganharí­amos espaço no concorrido mercado de lácteos”, afirma Luciane Matiello, diretora de marketing da unidade de lácteos da BRF.

A nova linha ‘Pedaços’, por exemplo, que alterou o conceito do mercado ao incluir até 10 vezes mais frutas em sua formulação, cresceu 73% em volume no perí­odo analisado (abril/setembro – 2012), segundo dados divulgados pela Nielsen em outubro. “O objetivo deste produto é entregar ao consumidor o principal atributo de compra de um iogurte, ou seja, a fruta”, explica Matiello.

Embalagens

Além de conquistar o consumidor, a nova identidade visual adotada por Batavo foi premiada pela Associação Brasileira de Embalagens (ABRE). “Este príªmio consagra um trabalho estratégico que proporcionou conhecer profundamente o consumidor”, explica Roberta Morelli, gerente de marca e inovação da unidade de lácteos da BRF.

“Realizamos uma pesquisa para verificar a aceitação da nova logomarca e dos novos elementos utilizados nas embalagens, entre eles, a aquarela e a transparíªncia de alguns potes”, explica Morelli. “A aceitação do público, aferida pelo serviço de atendimento ao consumidor da BRF, foi incrí­vel, completa a executiva.

Conceito

A Batavo encontrou na biomimética, ciíªncia que procura aplicar soluções da natureza ao cotidiano do homem, o norte para o seu reposicionamento. “As pessoas estão com déficit ‘de’ e ‘com’ a natureza”, revela Matiello. “E a Batavo entende que a alimentação é uma forma de estabelecer esta conexão”, completa a executiva.

Com o apoio de uma equipe multidisciplinar, a Batavo estudou a fundo a natureza do homem. Procurou entender as reais necessidades do mesmo e percebeu que na natureza poderia encontrar conhecimento e experiíªncia para criar e adaptar o seu portfólio. “A Batavo vai reconectar as pessoas í  natureza”, afirma Matiello.

Para materializar este conceito, foram desenvolvidas tríªs linhas de iogurtes adoçados com frutose – o açúcar da fruta – que é natural e tem vantagens em relação aos demais tipos de açúcar e adoçantes utilizados pela indústria de lácteos, entre elas, menor í­ndice glicíªmico, não necessita de digestão e não depende de insulina para ser metabolizada.

Sobre a Batavo

A Batavo possui uma linha completa de leites, iogurtes, produtos de mercearia e refrigerados nas linhas: Kissy, Pense Zero, Batavinho e Naturis Soja – primeira do mercado que possui produtos refrigerados í  base do grão. A marca contempla o portfólio de marcas da BRF, que conta com Perdigão, Sadia, Elegíª, entre outras.

Deja una respuesta