#Banco uruguaio aprova maior crédito da história para projeto leiteiro

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O presidente do banco da República do Uruguai (BROU), Fernando Calloia, disse que na semana passada aprovou um crédito de US$ 50 milhões, o que representa «o maior valor na história do banco». O financiamento é para o empreendimento de capitais uruguaios e argentinos que se instalará em Rí­o Negro no estabelecimento que pertenceu í  espanhola ENCE e que compreende as firmas lácteas La Sibila (Rosário, Argentina), Claldy e Indulacsa (uruguaias).

A planta «processará soro proveniente da indústria de lácteos para alimentação dos bebíªs recém-nascidos», disse Calloia.

A planta produzirá soro desmineralizado, que é um componente desidratado que funciona como base para a elaboração de produtos alimentí­cios infantis até os seis meses de idade. Seu principal mercado é a China (que é grande compradora do produto), ainda que outros destinos de exportação serão buscados.

A empresa informou que a planta deverá estar em operação em setembro de 2013, e projeta-se produzir anualmente cerca de 35.000 toneladas. Além disso, a construção e a operação demandarão 200 postos de trabalho.

Segundo Calloia, o impulso da demanda de crédito nos últimos meses se deu em «projetos de grande magnitude», tendíªncia que ele estima que se manterá ao longo do ano e em 2013. Nesse sentido, ele disse que «projetos de energia eólica e também projetos de expansão agrí­cola e na indústria láctea estão demandando créditos de grande porte».

El Paí­s Digital

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas