#Banco Mundial aprova empréstimo no valor de US$ 150 milhões para SE

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Dinheiro será investido em projetos de inclusão social, diz Seplag.
Processo passará pela aprovação do Tesouro e Procuradoria da Fazenda.
O Conselho de Administração do Banco Mundial aprovou nesta semana um empréstimo de 150 milhões de dólares para o Estado de Sergipe investir inclusão social, por meio de Polí­ticas de Desenvolvimento. Esse é o resultado de um trabalho que vem sendo realizado pelo Governo de Sergipe desde março de 2012, em contato direto com a instituição bancária, e que passará ainda pela aprovação da Secretaria do Tesouro Nacional. O processo de aprovação ainda inclui a análise da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, e por fim, o Senado Federal para autorização final.
“Sergipe apresenta bons indicadores de educação, saúde e de aumento de renda quando comparado a outras regiões do Nordeste, mas temos consciíªncia de que ainda precisamos melhorar muito. Estamos trabalhando também para alcançar os mesmos resultados em ní­vel nacional», explicou o governador do Estado, Marcelo Déda. «Nós já demos iní­cio í s reformas necessárias para melhorar nossos resultados atuais e esse novo programa vai ter como foco as populações mais pobres para que possamos acabar com os fossos sociais hoje existentes».
De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Jeferson Passos, para chegar a essa aprovação, foi necessário um amplo trabalho multisetorial de negociação e elaboração de proposta. “Desde que começaram os trabalhos de elaboração do projeto, o Banco Mundial promoveu cinco missões para definir os objetivos do projeto, verificar os desafios do Governo de Sergipe e identificar as polí­ticas em andamento que poderiam ser apoiadas pelo Banco. Esse trabalho envolveu a participação de diversas secretarias com a coordenação da Superintendíªncia de Captação de Recursos da Seplag”, aponta o secretário.
Jeferson Passos ressalta ainda que as polí­ticas de desenvolvimento a serem realizadas com recursos do empréstimo se concentram em tríªs áreas. “Haverá investimento na consolidação da gestão fiscal e inovação no setor público, no aumento da qualidade do serviço público de saúde e educação, e na promoção do desenvolvimento sócio-econí´mico e inclusão nas áreas rurais”, revela.
Projeto multisetorial
Em todas as tríªs áreas principais, o programa inclui ações voltadas ao gíªnero, especificamente nos setores de saúde, educação e inclusão produtiva. O projeto apoia também medidas para deter a violíªncia contra as mulheres, baseadas nas ações da Secretaria Especial para as Mulheres do Estado de Sergipe.
A missão da entidade é melhorar a identificação das questões de gíªnero e desenvolver ferramentas para lidar com elas. Nesse sentido, o Governo de Sergipe decidiu priorizar o apoio í s ações que possibilitem o enfretamento da violíªncia contra a mulher, aderindo em 2009 ao Pacto Nacional pelo Enfretamento í  Violíªncia Contra a Mulher, que consiste em um acordo federativo entre o governo federal, os governos estaduais e municipais. O Pacto está pautado em cinco eixos estruturantes: (i) garantia de aplicabilidade das normas referentes í  violíªncia contra a mulher; (ii) garantia da segurança cidadã e acesso a justiça; (iii) garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, enfrentamento ao tráfico; (iv) autonomia das mulheres em situação de violíªncia e ampliação de seus direitos e (v) ampliação e fortalecimento da Rede de Serviço para Mulheres em Situação de Violíªncia.
Estratégias
As Polí­ticas de Desenvolvimento para o Estado de Sergipe estabeleceram uma estratégia que envolve adicionalmente iniciativas complementares. “O DPL apoia também a implementação do i-GESP, uma solução de tecnologia de comunicação, especificamente orientada para a melhoria da gestão pública da informação; a criação de um modelo que reúna no mesmo local todos os serviços de atendimento ao cidadão; além da regularização e integração o processo de arrecadação de impostos em atraso entre a Secretaria de Estado da Fazenda, do Gabinete do Procurador-Geral de Sergipe, e do Poder Judiciário”, revela Jeferson Passos.
Além disso, o programa apoia as seguintes ações: Rede Cegonha, programa de saúde materna e neonatal, integrando ações e serviços municipais sob os serviços de saúde do Estado; novo modelo de gestão escolar, com base em estratégias e seleção de diretores de escolas por mérito baseados em resultados; Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) nas escolas municipais; produção de leite em áreas rurais para incluir os agricultores familiares no sistema intensivo de produção.
Também está previsto o estabelecimento de mecanismos de apoio í  produção ambientalmente sustentável e acesso aos mercados locais pelos produtores rurais; garantia de que os participantes do programa de transferíªncia de renda do Estado, Programa Mão Amiga, estejam inscritos no programa de alfabetização – Sergipe Alfabetizado – e nos cursos de formação técnica.
A parcela de desembolso do empréstimo do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para o Estado de Sergipe é garantida pela República Federativa do Brasil e tem um vencimento de 28,5 anos, com um perí­odo de caríªncia de cinco anos.
«Ao identificar os problemas mais difí­ceis e tomar medidas para resolvíª-los, o Estado de Sergipe demonstra seu compromisso com a erradicação da pobreza e da desigualdade e com a promoção de um crescimento econí´mico sustentável», disse Deborah L. Wetzel, Diretora do Banco Mundial para o Brasil. «Nós, do Banco Mundial, somos um parceiro natural neste programa que realizará as ações necessárias para prestar serviços públicos de alta qualidade para aqueles que tíªm pouco ou nenhum acesso a ele».
http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2013/05/banco-mundial-aprova-emprestimo-no-valor-de-us-150-milhoes-para-se.html

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas