Banco de leite de Vitória tem baixo estoque por falta de recipientes

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Frascos devem ser de vidro e a tampa de plástico, segundo coordenadora. Mães não precisam ir até o banco de leite para realizarem a doação.

O banco de leite do Hospital das Clí­nicas, em Vitória, está enfrentando o problema da falta de leite materno, mas o fator que complica a situação não é a baixa quantidade de doadores e sim a falta de frascos de vidro para armazenar o material. De acordo com a coordenadoria do setor, o recipiente ainda precisa ter tampa de plástico. As doadoras não precisam ir ao local para deixar o leite, um veí­culo do hospital vai até as casas para recolher os frascos cheios.

O funcionário da unidade de saúde, Alexandre Sannasci, que trabalha no serviço de controle material, explicou que as pessoas costumavam usar vidros de maionese para armazenar o material doado. “Agora isso não é mais possí­vel, pois é difí­cil encontrar embalagem de maionese que não seja de plástico, e plástico não serve pra gente por conta do processo de esterilização”, explicou.

A coordenadora do banco de leite, Mí´nica Pontes, esclareceu a preocupação com o recipiente. “Damos a dica para as doadoras sobre o vidro de mel ou ainda o de café solúvel. A vasilha de plástico adere imunoglobulinas, o que faz com que o leite perca seu valor nutricional. Já a tampa precisa ser desse material, pois a de metal libera toxinas, o que diminui a qualidade do leite”, disse.

Pontes ainda explicou que não é interessante que as doadoras levem o leite já armazenado para o hospital, por conta da higienização do recipiente. Os frascos doados são esterilizados no local e então emprestados í s mães para a doação.

“Fazemos um cadastro de doadoras e a partir disso entramos em contato com elas para combinar a visita da equipe. Não é necessário que as mães vão até o hospital. Com o horário previamente combinado, uma agente vai até as casas delas com um frasco esterilizado e o armazenamento do leite é feito nas próprias residíªncias, no congelador. Uma vez por semana, o recipiente cheio é trocado por um vazio com essas doadoras”, explicou.

Como ajudar
As mães que se interessarem pela causa podem entrar em contato com o banco de leite através dos telefones (27) 3335-7377 ou (27) 3335-7424. Lembrando que o recipiente precisa ser de vidro e com a tampa de plástico. A coordenadoria ainda manifestou a vontade de realizar a Campanha de Frascos, voltada para a doação das vasilhas apropriadas, mas o iní­cio da mobilização ainda não está previsto.

O banco de leite fica localizado no Hospital Universitário Cassiano Antí´nio de Morais, também conhecido como Hospital das Clí­nicas. O endereço é Avenida Marechal Campos, 1468, bairro Maruí­pe, na capital.

Leia mais G1 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas