#Aumenta a participação de companhias de refrigerantes no mercado de bebidas lácteas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O mercado de bebidas lácteas vendidas por gigantes do setor de refrigerantes ainda é pequeno, mas a demanda está aumentando, de acordo com analistas – concordando com a previsão feita em 2012 de que a “convergíªncia” entre os setores de refrigerantes e lácteos seria aumentada.

Em fevereiro de 2012, o Rabobank destacou em um relatório (Best of Times, Worst of Times: Global Beverage Outlook 2012) a crescente demanda dos consumidores por bebidas saudáveis e que promovessem bem estar, dizendo também que haveria “uma maior convergíªncia nos setores de refrigerantes e bebidas lácteas”, como resultado dessa demanda.

Eles não estavam errados, disseram analistas. No meio de 2012, a PepsiCo aumentou sua presença no setor de lácteos ao se unir í  firma alemã, Theo Mí¼ller, em uma tentativa de explorar o mercado de lácteos dos Estados Unidos. A Coca-Cola também fez seu primeiro investimento direto na indústria de lácteos se unindo com a Select Milk Producer, dos Estados Unidos, para produzir o Core Power, marca de bebida láctea rica em proteí­na.

De acordo com o Euromonitor, a participação da PepsiCo nas vendas de bebidas lácteas aumentou de 0,3% em 2007 para 1,3% em 2012. A participação da Coca-Cola também dobrou desde 2007, para 0,2%.

A analista de alimentos e bebidas da Mintel, Caroline Roux, disse que os recentes investimentos da Coca-Cola sinalizam um grande futuro para a categoria. “Os investimentos da Coca-Cola no Core Power demonstra que é esperado mais crescimento, enquanto continuará havendo inovação”.

Roux disse que os consumidores estão entendendo e se interessando cada vez mais por nutrição. Ela disse também que os benefí­cios de saúde e bem-estar inerentes do leite tíªm dado a ele um impulso. “O leite, como um ingrediente, através de seus benefí­cios de saúde e bem-estar, dá aos novos produtos e marcas credenciais de saúde. O leite é considerado um alimento ‘natural funcional’ e, por conter nutrientes que ajudam na saúde do coração, na redução do estresse e outros benefí­cios, tem despertado o interesse, através das bebidas lácteas, de um terço dos consumidores de leite dos estados Unidos”.

O interesse dos consumidores encorajou a inovação no setor de bebidas lácteas pelas firmas de refrigerantes nos últimos anos, disse ela. “Como consequíªncia, o número de novos refrigerantes í  base de lácteos lançados continua crescendo. A maioria dos novos produtos é lançada na ísia, mas o número dobrou na Europa entre 2011 e 2012”, disse ela.

A analista de bem-estar e saúde do Euromonitor, Diana Cowland, disse que apesar de ser considerada pequena agora, ela acredita que essa categoria crescerá. “Como destacado pelos dados da Euromonitor International, as multinacionais testemunharam o sucesso dos produtos lácteos nos últimos anos, de forma que é provável que essas companhias continuem aumentando sua presença no setor de sucos de frutas í  base de bebida láctea, particularmente em mercados emergentes”.

Fonte: Dairy Reporter

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas