Audiência discute consumo e produção de leite no País

O consumo de leite no País e as linhas de crédito e financiamento do setor serão discutidas nesta terça-feira (5) em audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Um relatório aprovado pela comissão, em 2013, já sugeria a elaboração de uma política nacional para a cadeia produtiva do leite. A intenção era garantir especialmente uma remuneração justa ao produtor rural.

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de leite e a produção vem crescendo. No ano passado, nos nove primeiros meses do ano, a produção aumentou 7% em relação ao mesmo período de 2013, de acordo com o IBGE. O consumo, no entanto, não tem acompanhado esse crescimento. De acordo com o Ministério da Agricultura, o consumo doméstico aumentou apenas 2% no ano passado.

Em março deste ano, o ministério anunciou que prepara um conjunto de ações para estimular a produção e o consumo do leite. O novo programa busca aumentar a qualidade do leite, ampliar as exportações e capacitar trabalhadores e produtores dos cinco principais estados que garantem o abastecimento do País: Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
– o diretor-presidente da Agência de Vigilância Santiária (Anvisa), Jaime César de Moura Oliveira;
– o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Filho;
– o diretor-executivo da Associação Brasileira de Laticínios – Viva Lácteos, Marcelo Martins da Costa;
– o representante da Associação Brasileira de Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios Wilson Massote Primo; e
– um representante do Ministério da Agricultura.

O debate, proposto pelo deputado Celso Maldaner (PMDB-SC), será realizado no plenário 6 a partir das 14h30.

http://www.cenariomt.com.br/noticia/442384/audiencia-discute-consumo-e-producao-de-leite-no-pais.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas