#Artur Lima diz que gestão de cooperativa do Pico é «caso de polí­cia»

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O presidente do CDS-PP/Açores, Artur Lima, afirmou que há indí­cios de «gestão danosa» na cooperativa LactoPico, nos Açores, defendendo a realização de uma auditoria.

“Isto é um caso de polí­cia. í‰ preciso recuar no tempo para se perceberem estes indí­cios de gestão danosa. As pessoas que a praticaram ainda estão por aí­, são polí­ticos no ativo e era preciso que fossem responsabilizados pelos seus atos e pela gestão que tiveram”, afirmou.

Artur Lima fez estas declarações depois de se reunir com agricultores da ilha do Pico, tendo acusado «gestões anteriores» da cooperativa de lacticí­nios e levantado dúvidas «sobre o negócio de construção da nova fábrica da Lactopico».

O dirigente do CDS-PP pediu ainda ao presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, para «assumir os compromissos que fez».

«Há um ano, o atual presidente do Governo esteve cá, quando a fábrica ainda era viável e produzia bem, deu garantias aos produtores e faltou-lhes í  palavra, estando esta gente agora sem dinheiro para comprar ração, o que vai fazer com que a fábrica perca, este ano, dois a tríªs milhões de litros de leite para laborar”, afirmou, segundo o mesmo comunicado.

Para Artur Lima, era “importante” fazer-se “uma auditoria í  gestão da cooperativa” e “ao processo de construção da nova fábrica”, dizendo que “não se percebe como é que uma fábrica com 12 anos já só tem equipamentos obsoletos”.

Também a Comissão Polí­tica Concelhia das Lajes do Pico do PSD divulgou um comunicado sobre a LactoPico em que revela que um grupo de produtores de leite «fez chegar ao presidente do Governo Regional um abaixo-assinado com um pedido de socorro para a sua situação».

Manifestando «total solidariedade» com os produtores, o PSD das Lajes do Pico apela «a todos os responsáveis pela cooperativa e do Governo Regional que ajam de acordo com o interesse das pessoas, da economia da ilha, da região e pela defesa de um setor que é marca indelével da ilha do Pico».

«Apelamos finalmente ao Governo [Regional], em particular ao seu presidente, que cumpra a promessa eleitoral de não deixar cair a Lactopico», líª-se na mesma nota.

A 22 de fevereiro, o Governo dos Açores anunciou um acordo com a LactoPico em relação a um plano estratégico de recuperação financeira da cooperativa, a executar em quatro anos. O protocolo previa libertação de verbas para responder aos encargos da cooperativa com os fornecedores e acesso imediato a um financiamento de 500 mil euros junto de uma instituição financeira e a garantia da renegociação da dí­vida da LactoPico para um prazo de 20 anos.

O presidente do Governo dos Açores tem repetido que o executivo está disponí­vel para apoiar o redimensionamento da cooperativa de laticí­nios, e eventuais investimentos em novos equipamentos, que permitam assegurar a sua sustentabilidade, mas não para passar «cheques em branco para pagar dí­vidas antigas”.
http://www.acorianooriental.pt/noticia/artur-lima-diz-que-gestao-de-cooperativa-do-pico-e-caso-de-policia

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas