#Aripuanã: Vaca ‘Potencia’ é premiada na 3ª edição do Torneio Leiteiro de Conselvan

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 
Com o objetivo de divulgar a cadeia produtiva da bovinocultura de leite, foi realizado o 3º Torneio Leiteiro no municí­pio de Aripuanã. O torneio aconteceu no Parque de Exposições de Conselvan, dias 01 e 02 de junho, e foi promovido pela Associação de Conselvan em parceria com a Prefeitura de Aripuanã através da Secretaria Municipal de Agricultura. Também participaram do evento representantes da Cooperativa Sicredi, Banco do Brasil, empresários e comunidade em geral.

O Torneio Leiteiro faz parte do calendário de festas do municí­pio e já se tornou um importante instrumento para o intercí¢mbio de informações entre os produtores. Conforme levantamento dos técnicos da Empaer, 30% dos agricultores familiares exercem a pecuária de leite como atividade econí´mica, com uma produção média diária de 70 litros de leite no perí­odo das chuvas e de 40 litros na seca.

O vereador Claudionaldo Aguilar, que ajudou na organização do evento, falou sobre a importí¢ncia da bacia leiteira em Conselvan “Nosso objetivo é levar informações através de cursos e palestras aos produtores, para melhorar o manejo e a alimentação do gado, além disso aumentar a produção leiteira e a renda familiar no municí­pio. Agradeço ao apoio dos colaboradores e também a participação de todos os produtores, pois a festa foi deles” enfatizou o Parlamentar.

De acordo com o produtor rural e vereador Erasmo Carlos Contadini (Nego do Lontra), o municí­pio de Aripuanã, possui um plantel de 6 mil vacas leiteiras, com uma produção de 30 mil litros de leite/dia e uma produção média de 8 litros de leite/vaca. “Trabalhamos cada vez mais para aumentar esse potencial leiteiro no municí­pio. Estamos com projetos e já foram encaminhadas varias indicações aos deputados para adquirir resfriadores de leite e ordenhadeiras mecí¢nicas para auxiliar os produtores” destaca o vereador Nego do Lontra.

Com uma produção de 32,24 quilos de leite/dia, a vaca ‘Potencia’, do produtor rural, João Paulo Candeias Ortelan, foi classificada em primeiro lugar, levando uma roçadeira costal e troféu de premiação. A vaca ‘Girafa’, de propriedade de Mariana Cristina dias Pereira, ficou em segundo, produzindo 30,33 quilos de leite/dia, faturou 10 sacos de Fosbov. Na terceira colocação o produtor Adailton Matos de Oliveira com a vaca ‘Manquinha’, produziu 30,17 quilos de leite/dia, levou uma sela de príªmio.

http://www.topnews.com.br/noticias_ver.php?id=21367

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas