# Aprenda a identificar as principais caracterí­sticas de uma vaca de alta produção

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Independente do sistema de produção, vacas excelentes tíªm caracterí­sticas comuns. De maneira geral são maiores que a média do rebanho, com capacidade para consumir grandes quantidades de alimento e, provavelmente, são aquelas com os melhores úberes e aprumos, caracterí­sticas fundamentais para produzir bastante leite e ter longevidade.

No Brasil, a dificuldade em atender as exigíªncias energéticas de animais altamente produtivos está diretamente relacionada í  qualidade dos alimentos volumosos, tanto pastagens quanto forragens conservadas ou suplementares. Entretanto, quanto melhor a qualidade da fibra, maior a capacidade de ingestão do volumoso pela vaca e, para se produzir bastante leite, os animais tem que comer muito.

Assim, cabe aos técnicos e produtores proporcionar aos animais as condições para que possam expressar o seu potencial, independente do sistema de produção. Não importa se a vaca come única e exclusivamente pasto ou se recebe feno de alfafa e concentrado no cocho, pois o importante é que ela possa fazer o melhor uso desse alimento a fim de convertíª-lo eficientemente em leite. í‰ isso que será discutido ao longo do curso online Vacas de Alta Produção: Estratégias de Alimentação e Manejo.

O treinamento será ministrado por dois engenheiros agrí´nomos. Um deles é Alexandre M. Pedroso, doutor em Ciíªncia Animal e Pastagens na ESALQ/USP; seu foco de trabalho é a nutrição e manejo de bovinos e atualmente é pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste. O outro é Marina de Arruda Camargo Danés, especializada em produção e nutrição de ruminantes e, atualmente, participa do programa de pesquisa em nutrição proteica de vacas leiteiras do Dairy Forage Research Center (USDA), em Madison, WI, EUA.

Por AgriPoint Consultoria Ltda

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas