# Após contaminação, empresa de leite está liberada para retomar produção

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (4), em Florianópolis.Vigilí¢ncia Sanitária e Cidasc autorizaram produção e consumo de leite.

Em anúncio feito na manhã desta quinta-feira (4) pela Vigilí¢ncia Sanitária e pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrí­cola de Santa Catarina (Cidasc), a empresa ‘Holandíªs’, responsável pelo leite que causou intoxicação, já pode retomar a produção.

Já a partir desta quinta-feira (4) a empresa de Biguaçu, na Grande Florianópolis, volta a funcionar e o leite está liberado para o consumo. Já os derivados, segundo a Cidasc, serão liberados após o recolhimento de todos os que estão no mercado, que devem ser destruí­dos. Após isso, a produção também será autorizada.

A empresa foi fechada no dia 21 de setembro, após a identificação de dois lotes que causaram intoxicação em 26 pessoas – 25 crianças e uma mulher de 58 anos. A empresa deve fiscalizar a produção e a Cidasc ainda está com processos administrativos para continuar a análise do caso.

O laudo oficial sobre a contaminação do leite da marca Holandíªs saiu nessa terça-feira (2) e confirmou o documento parcial que já havia sido divulgado. Análise de amostras dos produtos da marca produzidos a partir do dia 18 de setembro mostraram que o leite e produtos derivados, como a nata, iogurte e queijo, estavam contaminados com nitrato e nitrito.

De acordo com responsável técnico da marca Holandíªs, o laudo é favorável í  empresa. «Apenas aquele lote estava contaminado. As amostras recolhidas desde o dia 23 de setembro deram negativas, o que mostra que nossas correções foram satisfatórias. Estamos confiante e agora falta pouco para a Vigilí¢ncia nos liberar», afirma Luiz Carlos Custódio.

A suspeita de contaminação do leite ocorreu após oito crianças ficarem doentes em tríªs cidades de Santa Catarina. O primeiro sintoma da intoxicação pela substí¢ncia é a cianose, ou seja, mudança da coloração da pele para tons e de azul e roxo, principalmente na ponta dos dedos, embaixo das unhas, e ao redor dos lábios. Isso ocorre por uma reação no sangue causada pela substí¢ncia.

Após investigação epidemiológica, todos os casos tinham em comum o consumo de leite pasteurizado da mesma marca. O estado montou uma força-tarefa, com funcionários da Vigilí¢ncia Epidemiológica, Sanitária e Cidasc, e interditou provisoriamente a fábrica produtora, além de retirar os produtos do mercado.

De acordo com Marlene Zannin, professora de Toxologia da UFSC e supervisora do Centro Informações Toxicológicas (CIT) de Santa Catarina, o nitrito é um produto quí­mico, utilizado como conservante.

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2012/10/apos-contaminacao-empresa-de-leite-esta-liberada-para-retormar-producao.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas