#André entrega hoje 107 patrulhas agrí­colas a assentados

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O governador André Puccinelli entrega nesta sexta-feira (14) 107 patrulhas mecanizadas a assentados de Mato Grosso do Sul. Os equipamentos vão beneficiar 4 mil pequenos produtores de 34 comunidades que fazem parte da Federação da Agricultura Familiar (FAF/MS).

As máquinas vão proporcionar aos assentados uma ferramenta para incrementar ainda mais a produção em suas terras, um incremento para que o produtor permaneça produzindo em sua terra.

Os recursos disponibilizados para execução do projeto foram de R$ 10,406 milhões, conquistados com o apoio do senador Moka, através de Emenda Parlamentar. Moka articulou a liberação da verba com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro. O governo do Estado destinou R$ 1.143.500,00 como contrapartida para aquisição das patrulhas.
As máquinas serão utilizadas para melhoria da renda dos beneficiários que poderão aumentar sua produção. O equipamento ainda facilitará o acesso dos pequenos agricultores ao crédito e í  comercialização de toda produção dos assentamentos.

“Para o plantio é preciso respeitar a época certa para cada cultivo e ter máquina para colher e plantar no perí­odo correto garante produtos com melhores preços e de qualidade”, enfatizou Paulo Cezar Farias.

Os programas desenvolvidos pelo governo do Estado também atendem os agricultores familiares no segmento da habitação. Conforme Paulo Cezar Farias, uma parceria entre a Federação da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul e o governo do Estado já garantiu a construção de 5 mil moradias.

“Construir tantas habitações demonstra a preocupação que o Estado tem em valorizar um setor que até então não era visto. Esta é uma das ações que fazem parte de um conjunto de benefí­cios que tíªm sido destinados aos pequenos agricultores”, declarou o coordenador geral da FAF.

Projeto

A entrega das patrulhas faz parte de um projeto chamado Assentamento Produtivo da Agíªncia de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) que tem como objetivo promover o aumento da produção, aperfeiçoar o desempenho produtivo e desenvolver as áreas agrí­colas destinadas í s culturas alimentares e í  produção de leite nos Projetos de Assentamentos e nas Comunidades Negras Rurais de Mato Grosso do Sul.

Esta etapa vai beneficiar 20.539 famí­lias com a entrega de 107 patrulhas mecanizadas para pequenos agricultores de 48 municí­pios.
Serão entregues 107 patrulhas compostas por: tratores agrí­colas com potíªncia mí­nima de 95 cavalos, tração 4×4, diesel turbo, injeção direta, tomada de força independente, direção hidrostática entre outras caracterí­sticas; grades aradoras de 14 discos com controle remoto para acionamento dos pneus novos e ainda carretas agrí­colas com quatro rodas.

As patrulhas serão concedidas para as associações, cooperativas, sindicatos, movimentos sociais e prefeituras que representam os assentados e as comunidades negras rurais que irão prestar serviços operacionais de preparo do solo, plantio, tratos culturais e colheita.

http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=98364

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas