Alunos do IFS conhecem »Balde Cheio» da Cohidro

Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), estiveram, na semana passada, em visita acadêmica ao Perímetro Irrigado Jabiberi, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) no município sul-sergipano de Tobias Barreto.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A intenção era de conhecer o sistema de irrigação do programa de produção leiteira “Balde Cheio”, atualmente produzindo a média de três mil litros de leite por dia.

José dos Reis Coelho, Gerente do Jabiberi, foi quem recebeu os alunos do IFS e demonstrou como é feito o atendimento aos produtores rurais irrigantes, com água para irrigação e assistência técnica. “Primeiramente fizemos uma visita demonstrativa no campo, para conhecer o funcionamento do sistema de irrigação do Perímetro. Depois levei os visitantes para nossa sala de reuniões, para dar uma explicação técnica daquilo que eles puderam presenciar nas áreas irrigadas”, descreveu.

Quem orientou a visita foi o Professor e Mestre em Educação Agrícola, Jacó Araújo Oliveira, do IFS. Ele pretendia mostrar aos seus alunos da Disciplina de Irrigação e Drenagem, na prática, um sistema de irrigação em funcionamento. “O objetivo era visitar um projeto de irrigação pressurizado e instalado, como o do Jabiberi, para os alunos presenciarem de perto. Mas acabou que, além disso, eles acabaram ficando a par de como funciona o ‘Programa Balde Cheio’, ao vivo. Foi muito interessante e gratificante para o aprendizado dos alunos”, comentou.

Mardoqueu Bodano, presidente da Cohidro, considera importante saber que o trabalho voltado para assistir ao agricultor também pode servir para fomentar a educação. “Melhor do que ficar sabendo que a Companhia é objeto de estudo acadêmico, é o fato de que isso vem a acontecer por um aspecto positivo, pelos agricultores assistidos por nós servirem de exemplo aos outros, gerando o interesse de aprenderem conosco para aplicar aos demais. Isso é maravilhoso!” Comemorou.

Balde cheio

Dos 74 produtores irrigantes assentados no Perímetro Jabiberi, 45 atualmente fazem parte do «Programa Balde Cheio», implantado pela Cohidro em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SE) e Banco do Brasil, sendo que se trata de uma transferência da tecnologia de produção leite, criada a partir de pesquisas realizadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na unidade de São Carlos-SP.

Coelho explica que o «Balde Cheio» transformou a realidade no Perímetro da Cohidro em Tobias Barreto. «Quando foi implantando, em 2010, logo no primeiro ano dobrou a produção de leite. Hoje, dos 1.080 litros diários tirados antes do Programa, passou para 2,5 mil», colocou, informando que além da produtividade, o sistema também instituiu novos hábitos de controle de despesas que trouxeram economia de energia elétrica e insumos aos pequenos pecuaristas.

O professor Jacó parabenizou o trabalho realizado pelos técnicos e agrônomos da Companhia no Jabiberi, em referência ao programa de produção de leite. “De fato, é um modelo a ser seguido o ‘Balde Cheio’. Daquela forma, em que vimos sendo aplicada no Perímetro Irrigado, é possível ao agricultor familiar sobreviver com um pequeno rebanho leiteiro. Nossos agradecimentos, em nome do IFS, pois fomos muito bem recebidos pelo gerente Coelho”, completou.

Para o Diretor de Irrigação da Cohidro, João Quintiliano da Fonseca Neto, este resultado que vem sendo alcançado no “Balde Cheio” se deve à assistência técnica, investimentos e o aumento no entusiasmo dos bovinocultores com o Projeto. “No começo, partindo da oferta de água pela irrigação, eles fizeram correção do solo e implantaram uma pastagem de melhor qualidade, com o consequente aumento na produção leiteira”, ilustrou, sobre o sistema baseado na divisão da área de pastejo em piquetes menores, com capim irrigado, onde as vacas são manejadas.

No “Balde Cheio”, enquanto um piquete recebe os animais, os outros estão em diferentes etapas de recuperação, para voltar a ser usado como pastagem. Além desta tecnologia de manejo, outros fatores também podem resultar em avanço nos resultados do Programa. “Atualmente o Governo Estadual está investindo no Perímetro mais de R$ 1,2 milhão pelo Proinveste, em reformas estruturais e na automação do sistema de irrigação, o que animou os produtores familiares a investir agora em alimentação de maior qualidade e melhoria genética de seus rebanhos”, concluiu João Quintiliano.

Fonte: Ascom Cohidro

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas