Alta oferta deve manter intensa pressão sobre os preços do leite

Com estimativas de aumento próximo a 10%, a produção brasileira de leite atingiu patamares recordes no primeiro e no segundo semestre de 2014.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Apesar da estiagem prolongada, as margens positivas da primeira metade do ano incentivaram investimentos em produção, de acordo com relatório divulgado pelo Rabobank na quinta-feira (29/1).

O banco holandês informa que a desaceleração da demanda ocorrida em parte em função do baixo crescimento econômico provocou o excesso de oferta no mercado interno. Como resultado, houve queda nas cotações ao longo de toda a cadeia. O preço pago ao produtor sofreu expressivos reajustes nos últimos dois meses de 2014 e encerrou o ano 11% com valores abaixo dos registrados ao final de 2013.

No início de janeiro, houve forte pressão nas cotações do leite UHT e do queijo muçarela no atacado. A desvalorização deve ser refletida em toda a cadeia. De acordo com o banco, relatórios de mercado registraram preços mínimos de R$1,40 por litro para o leite UHT no atacado em São Paulo, um forte indicador do enfrequecimento da demanda.

Gastos com suplementos energéticos e defensivos agrícolas apresentaram queda em dezembro. Apesar disso, com a expectativa de queda de preço pago ao produtor, as margens no campo devem ficar mais apertadas nas próximas semanas.

Em fevereiro, com o fim da safra no Sudeste, a pressão da alta oferta no mercado de leite deve diminuir, trazendo maior estabilidade aos preços, de acordo com o banco. O retorno das aulas escolares também deve contribuir com o aumento da demanda

O mercado spot (vendas diretas, à vista) de leite no campo seria o primeiro a sinalizar uma possível mudança de tendência. Entretanto, os preços pagos ao produtor ainda devem se manter pressionados ao longo dos próximos meses, de acordo com as projeções do Rabobank.

O volume recorde em 2014 e o altíssimo patamar de produção no início do ano limitam as expectativas de firme recuperação dos preços no primeiro semestre. Como resultado das menores margens no campo, o Rabobank aponta um provável crescimento da produção em níveis muito inferiores aos registrados em 2014.
Fonte: Revista Globo Rural

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas