Alimentos são livres de contaminação

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O í­ndice dos alimentos de origem animal livres de resí­duos veterinários ou quí­micos chega a 99,78%, segundo Ministério

Carnes, leite, ovos e pescados consumidos no Brasil estão quase em sua totalidade livres de contaminantes, de acordo com informação do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O í­ndice dos alimentos de origem animal livres de resí­duos veterinários ou quí­micos chega a 99,78%. O resultado é semelhante ao registrado em 2010, 99,83%.

O principal problema encontrado foi o alto í­ndice de detecção de arsíªnio em pescado de captura (cuja pescaria ocorre em alto mar), diagnosticado em 18 casos. Do total de 19.267 analises feitas em 2011, apenas 0,22% dos alimentos de origem animal apresentou resultados fora dos padrões recomendados pelo PNCRC/Animal (Plano Nacional de Controle de Resí­duos e Contaminantes).

Por meio de analises feitas pelos Lanagro (Laboratórios Nacionais Agropecuários), o ministério monitora a quantidade de resí­duos quí­micos, como antimicrobianos e vermí­fugos, em alimentos de origem bovina, suí­na, equina, caprina e ovina. A mesma inspeção é realizada nas carnes de aves, nos ovos e nos pescados.

No total, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento conta com seis laboratórios – localizados no Rio Grande do Sul, em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, no Pará e em Pernambuco – para realizar o trabalho.
Fonte: Agíªncia Brasil

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas