#Agroceres Multimix destaca nutrição para controlar acidose em vacas leiteiras de média e alta produção

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Estratégias nutricionais para melhorar o desempenho de vacas leiteiras foram destacadas pela Agroceres Multimix durante a 15ª Itaipu Rural Show. Parte fundamental dessa estratégia é evitar problemas de acidose do rumem. A 15ª Itaipu Rural Show aconteceu em Pinhalzinho, no oeste de Santa Catarina, uma das regiões do Brasil em que mais cresce a produção de leite, com investimentos em genética, instalações e nutrição por parte dos produtores.

Os problemas decorrentes da acidose são as úlceras, problemas de casco, laminite, mastite e baixa resposta imunológica, deixando o animal mais vulnerável a enfermidades em geral, como esclarece o zootecnista e gerente da regional sul para bovinos da Agroceres Multimix, Anderson Jorge de Assis. “Os prejuí­zos causados por problemas de acidose nem sempre são visí­veis, pois podem aparecer de maneira subclí­nica”.

Acidose é o excesso de produção de ácido pelo rumem em decorríªncia do aumento de consumo de ração pelos animais altamente produtivos. “A acidose é um desafio frequente na pecuária intensificada. Com a atividade mais tecnificada e consequentemente, a produtividade mais elevada, o setor passa a enfrentar este tipo de desafio”, destaca o especialista.

Ele defende o uso da linha de núcleos AG Milk na nutrição destes animais para controlar problemas de acidose. “Este núcleo dá sustentação, desempenho e sanidade ao rebanho. Destinados para vacas leiteiras, ele mantém o animal saudável”.

A bacia leiteira brasileira

A cadeia produtiva do leite tem passado, nos últimos anos, por uma série de avanços genéticos e grande processo de tecnificação, especialmente falando daquela região, hoje a principal bacia leiteira do paí­s.

Este desenvolvimento trouxe novos desafios para os produtores, como a necessidade de suporte técnico em função da maior profissionalização do setor. “Eles tíªm uma genética bem avançada, pois os produtores investiram muito em melhoramento genético. Com os animais muito produtivos, cresce a necessidade de assistíªncia técnica no campo, principalmente em nutrição para acompanhar todo esse melhoramento genético”.

Este cenário levou a Agroceres Multimix a colocar uma equipe especializada em nutrição de rebanhos de leite naquela região, com consultores técnicos comerciais especializados em agronomia ou zootecnia, todos com mestrado ou doutorado em nutrição animal. E esta equipe já está disponí­vel para ajudar os produtores locais, avisa o gerente nacional da linha de ruminantes da Agroceres Multimix, Luis Antí´nio Pereira. “Nossos funcionários estão agora mais próximos dos produtores, o que viabiliza uma assistíªncia mais rápida na propriedade quando necessária”, explica.
Fonte:Milkworld.com.br

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas