Agro é 1º do mundo, mas produção de leite é 5ª divisão

Análise é do professor da Universidade de Missouri, (EUA), Fabio Chaddad. Assunto foi discutido no 18º Encontro Técnico do Leite, em Campo Grande.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O agronegócio brasileiro é o melhor do mundo. O país é um dos principais produtores e exportadores de alimentos, como soja e milho, e de proteína animal, como carne bovina, suína e de aves, mas um de seus produtos, o leite, em razão da baixa produtividade e carência de maior organização é encarado como o “patinho feio” do segmento, como a “quinta divisão”. A dura análise foi feita na manhã desta terça-feira (2), pelo engenheiro e professor associado no Insper e na Universidade de Missouri (EUA), Fabio Ribas Chaddad, em palestra no 18º Encontro Técnico do Leite, no centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

Chaddad afirmou que a produção de leite no Brasil precisa melhorar substancialmente em qualidade, quantidade e o produtor precisa ter uma maior apropriação dos valores que seu produto gera. Para fundamentar sua opinião ele apresentou dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que apontam que entre 2003 e 2013 a produção de leite brasileira cresceu 49,3% passando de 22,943 bilhões de litros, a sexta maior do mundo, para 34,255 milhões, a quarta maior do planeta, mas que esse aumento ocorreu principalmente em razão da ampliação do rebanho bovino e em menor proporção de aumento de produtividade.

A produtividade, segundo ele, neste mesmo intervalo de tempo passou de 1.192 litros de leite por animal/ano para 1.492 litros por animal/ano, o que representa um crescimento de 25,16%, mas que fez com que o Brasil subisse 13 posições no ranking mundial de produção de leite, avançando da 109ª posição para o 96º lugar na listagem, ainda muito distante dos líderes mundiais em rendimento: Israel, em primeiro, com 11.038 litros por vaca/ano, Coreia do Sul, com 10.160 litros por vaca/ano, Estados Unidos, com 9.902 litros por vaca/ano, Dinamarca, com 8.766 litros por vaca/ano e o Canadá, com 8.739 litros por vaca/ano.

Especificamente em relação a Mato Grosso do Sul, o professor destacou com base em informações de 2010 do Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE), que o estado naquele ano foi o 12º maior produtor brasileiro, com uma produção total de 511 milhões de litros e média de 968 litros por vaca/ano, 60,19% menor do que a de Santa Catarina, que obteve a melhor produtividade do país no ano, com a média de 2.431 litros por animal/ano.

“Para que a produção de leite deixe essa condição, para que a produção aumente, para que o leite tenha mais qualidade e o produtor seja melhor remuneração, acredito, fazendo uma metáfora com o futebol, que o produtor precisa melhorar sua defesa e seu ataque. Na defesa, precisa fazer a lição de casa. Produzir mais leite utilizando menos recursos, como menor quantidade de animais e insumos, por exemplo. Já no ataque precisa capturar o valor que cria com o seu produto e que outros elos da cadeia, como as trades e as indústrias estão capturando hoje. Para isso, a resposta é o cooperativismo. Esse é o único caminho para o produtor colocar mais dinheiro no bolso”, aponta.

Por fim, o pesquisador defendeu a adoção de uma medida polêmica, a abertura do mercado brasileiro ao leite e produtos lácteos de outros países. “Para os outros setores do agronegócio, o Brasil, que é um dos principais exportadores do mundo, se posiciona contra o protecionismo, então, por qual motivo no caso do leite adota uma postura contrária, de proteção ao seu produtor? Precisa abrir o mercado, sofrer com a concorrência, para que os produtores e o restante da cadeia, por questão de sobrevivência, aprimorem seus processos produtivos. Vai ser difícil, mas os bons produtores, vão sobreviver, vão crescer e ganhar competitividade. O desafio é transformar a produção de subsistência em produção industrial. Fazer com que a atividade se profissionalize”, concluiu.

http://g1.globo.com/mato-grosso/agrodebate/noticia/2015/06/agro-e-1-do-mundo-mas-producao-de-leite-e-5-divisao-diz-especialista.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas