Agricultores britânicos declaram ‘crise’ após protestos do setor de leite

Os agricultores britânicos se declararam em "crise" nesta segunda-feira, depois de vários dias de protestos pela queda dos preços no setor de lácteo, cujos produtos praticamente desapareceram das prateleiras de várias lojas.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Sindicatos de agricultores se reuniram nesta segunda-feira a fim de discutir a queda dos preços do leite e da carne em uma difícil situação para o Reino Unido, em meio à oscilação dos preços no mercado internacional.

«Atualmente nossa indústria está em crise. Há grande preocupação entre nossos membros», disse Meurig Raymond, presidente da União Nacional de Agricultores.

O preço médio pago aos produtores por um litro de leite é um pouco menos de 24 pences (00,34 euros), o que representa uma queda de 25% em um ano. Os sindicatos de agricultores calculam que o custo de produção é entre 30 e 32 pences por litro.

No protesto, os agricultores do setor se dirigiram aos supermercados para comprar todo estoque de leite e bloquearam os centros de distribuição.

Durante o fim de semana, cerca de 70 manifestantes passaram com duas vacas nos corredores das lojas da rede Asda, em sinal de protesto.

Os supermercados rejeitaram as críticas. «Não há qualquer vínculo entre o preço do leite nos supermercados e o valor recebido pelos produtores», disse um porta-voz da British Retail Consortium.

Recentemente, a Alemanha e a França também enfrentaram protestos de agricultores, sobretudo dos produtores de leite, que exigem melhores preços para seus produtos.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/08/agricultores-britanicos-declaram-crise-apos-protestos-do-setor-de-leite-4821804.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas