#Agerp qualifica caprinocultores leiteiros em Vargem Grande

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A Agíªncia Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), órgão vinculado í  Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), realizou o 1º Dia de Campo sobre caprinocultura leiteira, na fazenda Baixinha, a 10 quilí´metros do municí­pio de Vargem Grande.

A iniciativa contou com apoio do Serviço de Apoio í s Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae) e da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande (ACCOVAG), e teve como finalidade, oferecer aos pequenos e médios criadores de caprinos e ovinos locais e circunvizinhos, oportunidades de conhecimentos das técnicas disponí­veis para a otimização da produção comercial dessa espécie.

«O Dia de Campo foi uma ação estratégica da Agerp, cuja intenção é levar conhecimento aos criadores de Vargem Grande e de cidades circunvizinhas na área da caprinocultura leiteira e de carne», ressaltou o presidente da Agerp, Jorge Fortes.

Segundo Jorge Fortes, o municí­pio de Vargem Grande mantíªm atualmente o maior rebanho do estado, com uma média de 25 mil cabeças de caprinos e ovinos, onde se destaca, além da produção de leite e derivados, a comercialização de carne.

Para ele, todas as atividades relativas í  capriconultura, na região, tíªm por finalidade elevar a qualidade da produção tendo em vista o funcionamento em breve de um laticí­nio em Vargem Grande, que beneficiará leite de cabra e atenderá a população maranhense com a oferta do produto e derivados.

Cerca de 250 pessoas – entre agrí´nomos, técnicos, criadores, empresários e representantes polí­ticos -, estiveram presentes na abertura do evento. Durante as atividades, os interessados receberam informações acerca das caracterí­sticas das raças leiteiras, manejo sanitário de rebanho, alimentação para ovinos e caprinos e boas práticas de manejo sanitário da ordenha, por meio de palestras e oficinas.

Prestigiaram o evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Maurí­cio Macíªdo; o secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Raimundo Coelho, que na ocasião representou o secretário Cláudio Azevedo; prefeito de Vargem Grande, Edivaldo Nascimento; deputado estadual Fábio Braga; diretor do Sebrae, Nonato Correia e representantes polí­ticos.

Na opinião do presidente da ACCOVAG, Antí´nio de Sousa Filho, a ideia do projeto é motivar os criadores. «Atualmente temos 30 criadores cadastrados na associação e que mantíªm as escolas abastecidas com leite por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)», revelou.

No entendimento do caprinocultor Domingos Pascoal, o Dia de Campo integra diversas outras ações que contribuem com o desenvolvimento deste tipo de atividade econí´mica.
Fonte: Jornal Pequeno

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas