Administrador relata primeiros meses de recuperação da Laticínios Mondaí em SC

A empresa Laticínios Mondaí passa neste momento por uma fase de recuperação judicial, após supostos problemas e irregularidades no leite, denunciado pelo Ministério Público.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A empresa Laticínios Mondaí passa neste momento por uma fase de recuperação judicial, após supostos problemas e irregularidades no leite, denunciado pelo Ministério Público. Para esclarecer como estão os andamentos da vida da empresa, o jornal entrevistou o Administrador da empresa Safe Gold de Chapecó, Belidioi Ricardo Zuffo. Ele foi direto nas respostas e preferiu não ser fotografado para essa entrevista, por motivos comerciais.

Como estão sendo os primeiros meses de atividades da Laticínios Mondaí após a paralisação dos trabalhos?
De muitíssimo trabalho, mas tudo seguindo conforme o planejado. De início foi feito um rigoroso e abrangente diagnóstico empresarial para revelar a viabilidade e apontar as medidas emergências necessárias para a recuperação. Após as constatações pertinentes e com um plano traçado, as atividades foram retomadas e as ações vem sendo executadas. Desde então a empresa vem operando com normalidade, ainda em escala reduzida, ajustando a operação, fazendo as melhorias nos processos críticos do negócio visando aumento da eficiência e garantia da qualidade do produto final. Neste momento, ela já conta com 50 funcionários e aproximadamente 250 produtores de leite. Já passamos pelas maiores dificuldades técnicas e operacionais, agora estamos trabalhando para melhorar a eficiênca e apresentar excelentes números. Vamos mostrar para a comunidade que seria uma grande perda para a região não poder contar mais, com uma empresa que sempre cumpriu com seus compromissos e ajudou de forma efetiva para o crescimento dos produtores da região.

Quais os principais desafios?
Muito já foi feito. Mas precisamos reconquistar o apoio da cadeia de fornecedores e demais parceiros e estabilizar a crise. Também precisamos conseguir recursos financeiros para financiar a recuperação e fazer rigorosa gestão do caixa. Para isso é preciso formar uma equipe tecnicamente excelente e reconquistar a confiança do mercado.

Quais as expectativas para o ano de 2016/2017?
Aumentar a captação de leite e consequentemente a produção. Com isso, aumentaremos a geração de caixa livre para o pagamento das dívidas. Também queremos aprovar o plano de recuperação na Assembleia Geral de Credores (AGC) e honrar o pagamento das dívidas conforme estabelece o plano de recuperação. Profissionalizar a empresa elevando cada vez mais os resultados para todos os envolvidos, produtores, clientes, comunidade e colaboradores. Além de tudo lutamos para entregar para o mercado produtos cada vez melhores, só assim vamos firmar o elo de confiança desta empresa pujante com a economia da região.

As dívidas com agricultores e fornecedores estão sendo pagas?
Estamos rigorosamente em dia, com todos os compromissos financeiros assumidos após o pedido de recuperação judicial e iniciaremos o pagamento das dívidas do passad, logo após a aprovação, pelos credores, do plano de recuperação, que contém os prazos e condições para os pagamentos. A AGC (Assembléia Geral de Credores) deverá ser agendada pelo judiciário, conforme rege a lei 11.101.

Quanto produz atualmente a Laticínios por mês?
Não podemos divulgar esta informação na para evitar inflamar a concorrência.

Quais os produtos que estão no mercado atualmente?
Ela vem produzindo queijos e derivados. Não comercializa mais leite Spot, aquele que deu toda a polêmica. Em breve estará ofertando todo o mix de produtos que tinha no passado.

A polêmica que envolveu a Laticínios Mondaí, afetou as vendas dos produtos no país?
O controle de qualidade sempre foi muito rigoroso, a fiscalização federal sempre foi e continua atuante na empresa e os produtos são fabricados por profissionais com mais de 20 anos de experiência. Temos certeza que o consumidor reconhece isso. Hoje a empresa vem conseguindo recuperar seus canais de comercialização.

Qual a importância da empresa para a economia local?
Muito relevante. Ela, como fonte produtora, tem a capacidade de gerar empregos, renda e arrecadação de impostos. É muito importante para a comunidade que ela se mantenha em operação. Com sua paralização, extinguiram-se aproximadamente 200 empregos diretos e mais de 1.000 indiretos. Toda a economia regional foi negativamente afetada. A sua recuperação, viabilizará o revigoramento econômicos das cidades em que atua. Perder uma empresa como essa tem um efeito muito negativo para a comunidade, principalmente nesse momento econômico que o Brasil vive, onde os índices de desemprego vem aumentando cada vez mais. A região ajudou a construir essa empresa, ela é parte de cada um que entregou sua produção, seu trabalho ou mesmo comprou um produto.

JORNAL A TRIBUNA

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas