Ações do melhoramento genético para produção de #leite começam em janeiro

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Atualmente, o Estado produz uma média de 280 milhões de litros de leite bovino por ano

 

A partir de 27 de janeiro, a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro) inicia as ações do projeto de melhoramento genético em 2014. A programação visa atender aos pequenos produtores de leite, e é elaborada pela supervisão de desenvolvimento animal da Seagro. O projeto de melhoramento genético oferece aos produtores a biotecnologia inseminação artificial em tempo fixo (IATF).

 

Segundo o zootecnista da supervisão de desenvolvimento animal, Alan Oliveira, os técnicos da Seagro visitam as propriedades com a demanda e, acompanhados dos médicos veterinários, avaliam se as vacas estão vazias e em boas condições corpóreas. “Os animais considerados aptos ao protocolo IATF tem a ovulação sincronizada a fim de receber a inseminação em dez dias. O material genético utilizado na inseminação pertence a touros com qualidade reconhecida para produção de leite”, explica Oliveira.

 

 

 

O secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, enfatiza os benefícios do IATF. “São muitas as vantagens para os produtores de leite no Tocantins. Como a inseminação de um grande número de animais em tempo reduzido, aumento do índice de prenhez, e consequentemente o aumento da produção de leite”, concluiu.

 

 

Produção

 

Atualmente, o Estado produz uma média de 280 milhões de litros de leite bovino por ano, sendo a terceira maior produção da região Norte do País.

 

 

 

 

Confira a programação de IATF

 

Janeiro

· 27 a 31 – Cristalândia, Pium, Caseara e Marianópolis

 

Fevereiro

· 3 a 9 – Santa Rosa, Natividade, Paranã, Jaú e Palmeirópolis

· 6 a 8 – Barrolândia

· 10 a 16 – Colméia, Colinas, Guaraí, Couto Magalhães e Palmeirante.

· 24/02 a 03/03 – Palmeiras, Luzinópolis, Augustinópolis e Araguatins.

Foto: Assessoria de Imprensa

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas