#ABCZ assina protocolo de intenções para 1ª Prova Nacional de Produção de Leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Será iniciada no próximo ano, durante a Megaleite 2013, a 1ª Prova Nacional de Produção de Leite, promovida pela ABCGIL (Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro), com o apoio da ABCZ, EPAMIG e FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba).

O protocolo de intenções para realização da prova foi assinado nesta segunda-feira (15/10) pelo presidente da Associação, Silvio Queiroz Pinheiro; a Diretora Geral da FAZU, Dionir Dias de Oliveira Andrade; o Coordenador de Bovinos da EPAMIG de Uberaba, Leonardo Oliveira Fernandes; o Superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, o Coordenador Operacional do PNMGL, André Rabelo Fernandes e a Secretária Executiva da ABCGIL, Ana Cristina Navarro.

A prova avaliará a produção e composição do leite de novilhas gir leiteiro manejadas em sistema de produção economicamente sustentável. Além de apurar a produção de leite e sua composição, serão avaliadas caracterí­sticas dos animais como desenvolvimento corporal, comportamento, eficiíªncia reprodutiva, consumo e conversão alimentar, na busca de subsí­dios para construção de í­ndice econí´mico de produção.

A prova será realizada em Uberaba/MG, com a participação da ABCGIL, EPAMIG, FAZU, ABCZ e com o apoio da EMBRAPA Gado de Leite e UNIUBE, através do Hospital Veterinário de Uberaba.

Os criadores interessados em participar da prova deverão inseminar suas novilhas, entre os dias 15 de novembro de 2012 e 15 de dezembro de 2012, para que as mesmas possam parir entre 30 de agosto de 2013 e 30 de setembro de 2013.

A entrada das novilhas no local da prova será realizada durante a Megaleite/2013. A Prova terá duração de 14 meses, sendo dois meses de pré-parto e mais 12 meses de realização.

Os resultados da prova serão divulgados durante a Expogenética 2014. As novilhas serão manejadas em sistema de produção natural, normalmente utilizado pelos produtores de leite economicamente sustentável. As inscrições serão abertas a partir do dia 22 de outubro e poderão ser realizadas através do site www.girleiteiro.org.br

A matéria é da Assessoria de Comunicação ABCGIL/Juliana Duarte

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas