#A seca e o leite atrasado

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As chuvas de junho e julho chegaram fracas na região do Seridó. Se aqui e acolá houve recuperação do pasto, aliviando um pouco a luta dos criadores para sustentar seus rebanhos, isso não significa que a pecuária esteja numa boa. Pelo contrário. Além do coice da seca, que vem derna do ano passado com consequíªncias terrí­veis, o produtor rural sofre do descaso do governo, como é contado pela agropecuarista Joana D’Arc Pires, seridoense do Acari, em carta que me mandou no final da semana passada. Transcrevo-a por inteiro:

“Já não basta  a seca devastadora de 2012 atingindo as regiões mais áridas do Rio Grande do Norte, principalmente os municí­pios do Seridó, a governadora Rosalba, de uma forma malvada ainda acha pouco e atrasa o pagamento do programa do leite por mais de 40 dias. Na verdade é querer a morte de uma região, onde o leite atualmente é a única fonte de subsistíªncia do produtor rural, que vem comprando ração e forragem caras para tentar salvar os seus animais e produzir um pouco de leite para ajudar nas despesas nessa empreitada difí­cil que é a seca no semiárido.

As medidas de convivíªncia com a seca ficam somente nas falácias do governo e são veiculadas nos meios de comunicação como se tudo estivesse as mil maravilhas e infelizmente nada de concreto acontece. Estamos entrando em um colapso de água para os animais, os açudes e águas superficiais estão nas últimas e as poucas chuvas que caí­ram não escorreram nos riachos.

Não dá para esperar. Precisamos fazer ecoar o nosso grito em prol do homem do campo. O Nordeste é viável, mas precisa de investimentos urgentes em medidas de convivíªncia com os efeitos da seca como: barragens submersas, poços, assistíªncia técnica e muitas outras ações.

O pior de tudo é a inércia da governadora Rosalba e dos polí­ticos do nosso Estado. Eles fazem indiferença í  situação e com certeza em 2014 vão ter a cara de pau de saí­rem de seus gabinetes para apertarem as mãos do homem do campo e pedirem seu voto. Isso é ridí­culo.

Precisamos encampar essa luta tão justa em prol do agricultor e do criador, do produtor rural. Precisamos da ajuda de todos vocíªs da imprensa. O Seridó clama, reclama. Nasci nesta região, sou filha de agricultor e vivo na pele esse sofrimento. Obrigada pela atenção dada ao assunto.
http://tribunadonorte.com.br/noticia/a-seca-e-o-leite-atrasado/255801

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas