#A importí¢ncia do pioneirismo para as empresas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em poucas palavras, o pioneirismo é a capacidade que a empresa tem de inovar, criar oportunidades e enxergar possibilidades mesmo tendo que correr riscos. í‰ sair da zona de conforto em busca de novos desafios. Pioneiro é aquele que abre caminho, que desbrava, que prepara o caminho para a chegada dos outros.
O grande diferencial das empresas pioneiras está na capacidade de inovar e criar novas oportunidades. Elas se destacam principalmente pela expertise e coragem de transformar uma possibilidade em algo real e atrativo, mesmo sabendo dos riscos.
A empresa pioneira corre mais risco? Sim, claro. Afinal o risco faz parte de qualquer negócio, principalmente quando a meta é transformar uma possibilidade em algo real. Mas as empresas que estão na vanguarda de ações pioneiras sabem calcular os riscos e aprenderam a colocar seus valores no centro de cada estratégia de lançamento.
Em todo o mundo há vários exemplos de empresas pioneiras. A Honda, fundada por Soichiro Honda, lançou a primeira bicicleta motorizada e hoje é simplesmente o maior fabricante de motos do mundo. Na Yakult, o Dr. Minoru Shirata enxergou, em meio a um surto de infecções gastrointestinais, a possibilidade de ser pioneiro e foi ai que ele teve a ideia de lançar o Yakult – leite fermentado por lactobacillus vivos. A Cummins Engine Company foi a pioneira na fabricação de motores estacionários para agricultura e geradores de energia a diesel.
No Brasil, a Suco Jandaia é um exemplo de empresa pioneira. Após anos de estudo e muitos investimentos, apresentou ao mercado a linha de sucos com í”mega3 DHA, que é o í”mega 3 de origem marinha, o de melhores benefí­cios a saúde humana. Hoje o produto é um sucesso de mercado e, naturalmente, será copiado pelo mercado. Mas isso não é problema, nem para a Jandaia, nem para nenhuma empresa pioneira. Empresas de vanguarda são empresas comprometidas com estudos de mercado, de novas tendíªncias e atentas as oportunidades, por isso investem pesado, apesar dos riscos no desenvolvimento de novas ideias, produtos e serviços.
Henrique Teles é consultor de empresas, palestrante com formação em marketing e autor do livro Manual do Empresário de Sucesso.

http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/a-importancia-do-pioneirismo-para-as-empresas/74145/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas