# MS: Programa melhora rebanho bovino nos assentamentos de Corumbá

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com projeto Rufião, Corumbá busca melhoria genética do rebanho bovino.

Melhoramento do rebanho bovino em menor tempo e a um baixo custo com utilização de síªmen de reprodutores selecionados. í‰ isto que busca um grupo de 17 pequenos produtores rurais de Corumbá que aderiu a um programa de apoio í  bacia leiteira, iniciado esta semana na região do Assentamento Taquaral, por meio dos projetos Vaca Móvel, Rufião e Agromóvel, desenvolvido pelo IBS (Instituto BioSistíªmico), de São Paulo, por meio de uma parceria envolvendo a Prefeitura Municipal e o Serviço de Apoio í s Micro e Pequenas Empresas do Mato Grosso do Sul (Sebrae-MS).

O programa foi apresentado em junho aos produtores e, esta semana, passou ser desenvolvido em 17 pequenas propriedades rurais pertencentes a criadores de gado, interessados em melhorar o rebanho, com ganho direto na produção leiteira. Neste primeiro momento, está sendo executado o projeto Rufião, que permite um diagnóstico de gestação e manejo sanitário do rebanho, visando obter um maior í­ndice de fertilidade com menor intervalo entre partos.

O trabalho está sendo realizado pelo médico veterinário Carlos Leite Junior, contratado pelo IBS que, por meio da ultrassonografia, está repassando aos produtores, um diagnóstico de gestação das vacas, «programando o gado para a inseminação artificial, apurando a qualidade genética do gado, para melhorar a produção leiteira», destacou.

Com a utilização de um aparelho de ultrassom, o médico veterinário está podendo diagnosticar de forma precoce, a gestação da vaca, já preparando o animal para a inseminação. Na manhã de quarta-feira (29), Carlos Leite Junior trabalhou 17 vacas na propriedade de José Dilson de Jesus Vieira, 36 anos. No final, detectou que oito estão em condições de receber inseminação artificial e outras nove estão prenhas, de dois a seis meses.

Dí­lson mora com a mãe, Izaulina Rosa de Jesus, de 76 anos, proprietária de cinco das 17 vacas, das quais, quatro em condições de passar pelo processo de inseminação. Junior entregou o diagnóstico ao produtor e orientou-o sobre como proceder a partir de agora, preparando o animal para a inseminação. «O primeiro passo é separar a vaca do touro, além de cuidar da alimentação», observou para, em seguida, lembrar que em outubro, acontece a segunda etapa, que será a inseminação articificial dos animais já previamente cadastrados.

Qualidade do rebanho
Carlos Leite Junior destacou que o programa visa a melhoria genética do rebanho e que, pela primeira vez, é desenvolvido nos assentamentos de Corumbá. «Já trabalho grandes propriedades rurais desde 2008, mas somente agora estamos iniciando nos assentamentos. Isto será muito bom para os pequenos produtores, já preparando para melhorar a produção leiteira», observou.

O veterinário comentou que nesta primeira etapa, está sendo desenvolvido o projeto Rufião. O trabalho será concluí­do nesta quinta-feira. Após isto, as vacas cadastradas serão preparadas para a inseminação prevista para outubro. O síªmen utilizado na região será de reprodutores girolando.

Fonte: Correio de Corumbá

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas