#30 mil kg de leite em cinco anos é a média de produção das vacas na Holanda

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com ganho adicional de 218 kg de leite, a média de produção de todo o rebanho leiteiro registrado na Holanda está, agora, em 30.536 kg de leite, considerando apenas cinco anos consecutivos de lactação. A produção, superior a 30 mil kg de leite, contém 4,37% de gordura e 3,51% de proteí­na, confirmando a caracterí­stica de alto í­ndice de sólidos no leite naquele paí­s. Além disso, o intenso programa de melhoramento genético do rebanho holandíªs também é focado na busca da fertilidade, o que mantém o intervalo de partos em 417 dias.

O relatório completo de produção do rebanho aponta a raça holandesa preta e branca no topo da lista, com média de 9.888 kg de leite (4,33% de gordura e 3,52% de proteí­na) em 359 dias de lactação. Na sequíªncia, vem a raça vermelha e branca,com produção de 9.052 kg de leite (4,55% de gordura e 3,60% de proteí­na) em 349 dias de lactação.

«Longevidade,elevadas produções de leite e conformação funcional são as marcas registradas da seleção genética da Holanda. Essas caracterí­sticas, em conjunto, colocam o rebanho leiteiro daquele paí­s com uma das mais elevadas produções vitalí­cias do mundo. Isso significa maior retorno técnico e econí´mico para os produtores deleite, que conseguem se diferenciar no mercado. Esta busca pela diferenciação -a partir do melhoramento genético do rebanho voltado para o aumento da rentabilidade – é válida para qualquer parte do mundo, especialmente para o Brasil, que tem enorme potencial de aumento da produtividade do rebanho leiteiro nacional», ressalta Wiliam Tabchoury, gerente do Departamento de Leite da central de genética CRV Lagoa.

Fonte: matéria adaptada com informações da CRV Lagoa

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas