#2013 pode ser um ano de oportunidades para o setor leiteiro nacional

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica), de 2001 a 2011, mostram que a produção de leite nacional aumentou 56,5%, a uma taxa de crescimento de 4,49% ao ano, estimulada principalmente pela crescente demanda do mercado interno.
Neste ano, além do consumo dos brasileiros continuar firme, fatores externos também sinalizam um ambiente propí­cio para a maior expansão da produção e da indústria leiteira nacional. Após um ano de 2012 com margens apertadas para os produtores, 2013 pode ser de oportunidades, tanto para os produtores quanto para o setor como um todo.

Segundo relatório de março de 2013 do Instituto de Pesquisas em Polí­ticas para a Agricultura e Alimentação (Fapri), que possui unidades nas Universidades de Iowa e Missouri/Columbia, apesar de os preços do leite e de seus derivados terem crescido substancialmente, em 2012, nos Estados Unidos, muitos produtores locais ainda ficaram no vermelho devido aos altos custos de produção, situação muito semelhante í  do Brasil. Isso levou a um grande abate de fíªmeas, o que pode repercutir no total de leite produzido neste ano. O relatório aponta ainda a expectativa de uma safra recorde de grãos nos Estados Unidos que, associada í  safra recorde brasileira, poderá aliviar os preços das rações concentradas.

í‰ importante destacar que, na «média Brasil» calculada pelo Cepea – incluindo os Estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo -, os custos com alimentação comprometem, em média, 61% da receita obtida com a venda de leite. Além disto, os preços do leite e de seus derivados víªm subindo consideravelmente neste começo de ano. De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), do começo do ano até 1º de março, o preço do leite em pó desnatado aumentou 5,11% e o do leite em pó integral 8,3%, devido a reajustes na Oceania, ocasionados por problemas climáticos na Nova Zelí¢ndia, principal exportador mundial.

Paralelamente, no Brasil, tem havido redução nas importações e aumento nas exportações. Neste começo de ano, o volume exportado foi 38% maior que o do mesmo perí­odo de 2012. Já o volume exportado, em fevereiro, é o maior volume desde maio de 2011. Os mercados importadores do produto brasileiro continuam em expansão, inclusive em quantidade comprada. A queda no volume total importado vem ocorrendo desde dezembro de 2012. Quando se contrapõe í  importação de lácteos nos dois primeiros meses do ano com o mesmo perí­odo do ano passado, verifica-se redução de 38%. Portanto, o contexto formado por expectativa na redução de custos com alimentação, aumento dos preços de derivados no mercado internacional, redução das importações brasileiras e aumento das exportações do Paí­s tende a ser favorável para ao setor leiteiro nacional como um todo.

Boletim Ativos da Pecuária de Leite

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas