#Rondí´nia é destaque nacional na produção de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Destacando a produção de leite em Rondí´nia, como sendo a maior da região norte e da Amazí´nia

A revista “AG” de circulação nacional especializada em agropecuária, na última edição que já está nas bancas apresenta uma reportagem de tríªs paginas com fotos, assinada pela jornalista Maria Luiza de Araújo, destacando a produção de leite em Rondí´nia, como sendo a maior da região norte e da Amazí´nia Legal, com 2,2 milhões de litros por dia e a 9ª do Paí­s.

Com dados da secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri), IBGE e Embrapa a revista mostra que a região norte representa 5,7% da produção brasileira de leite, da qual Rondí´nia responde sozinha por 46,21%. Em 2011, por exemplo, com o apoio e os programas implementados pelo  governo do Estado foram beneficiados 779,361 milhões de litros de leite gerando emprego e rendas no campo.

Fixação no campo

Para o secretário de Agricultura e Pecuária, Anselmo de Jesus, “a atividade se apresenta como uma importante fonte econí´mica para Rondí´nia, além de promover a fixação do homem no ambiente rural produtivo, evitando o íªxodo e criando postos de trabalho no campo e nas cidades”. Os dados indicam uma movimentação pelo Estado e pela região de R$ 440,2 milhões e de R$ 1,7 bilhão respectivamente, respondendo pela sustentação econí´mica básica de 38,8 mil famí­lias ligadas a agricultura familiar no Estado e de 95,2 mil na Região Norte.

Com depoimento de técnicos e produtores rurais, a reportagem apresenta uma radiografia positiva da cadeia produtiva do leite em Rondí´nia. O produtor da região central do Estado, Giovanni Nunes Barroso, considera que a produção de leite está em pleno desenvolvimento e se mostra otimista, destacando que o gado da raça girolando vem se adaptando bem na região e melhorando a produtividade leiteira e conclui afirmando que “logo estaremos competindo com Minas Gerais e Sul do Paí­s.”
http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/rondonia-e-destaque-nacional-na-producao-de-leite,38272.shtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas