Palestra na PB Agronegócios destaca importância da melhoria da qualidade genética do rebanho

A melhoria da qualidade genética do rebanho e sua influência no desenvolvimento da bacia leiteira foi uma das abordagens da palestra de Guilherme Aniceto Veras
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A melhoria da qualidade genética do rebanho e sua influência no desenvolvimento da bacia leiteira foi uma das abordagens da palestra de Guilherme Aniceto Veras, diretor da Progens, (empresa com sede em Pernambuco e que atua no setor de reprodução animal) nesta sexta-feira (21), no estande do Sebrae Paraíba, instalado no Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa, dentro da programação da Expofeira Paraíba Agronegócio 2018, que se estende até domingo (23).

Na ocasião, ele comentou sobre vacas leiteiras da raça Girolando que fornecem até 100 litros de leite por dia na região do município de Sousa, Alto Sertão paraibano, cuja produção é elevada para os padrões do Estado. «Esse rebanho apresentou uma elevada produtividade em curto prazo de tempo», afirmou Guilherme Veras.

E ressaltou: «Nos últimos anos, essa bacia leiteira do Alto Sertão paraibano, cuja base de polarização é o município de Sousa, vem apresentando um resultado excelente. Isso se deve ao engajamento dos criadores em busca de uma boa genética animal que possa elevar sensivelmente o volume de leite».

Para ele, esse aumento na qualidade genética foi um dos fatores que propiciou o desenvolvimento da bacia leiteira da região, que oferece um ótimo clima para a criação dos animais. Durante um bom inverno, segundo afirmou Guilherme Vergas, o volume de leite aumenta e vai para 120 mil litros por dia.

O leite da bacia leiteira da região, em sua maioria, é absorvido pelo Laticínio Belo Vale, cuja marca habitual registrado no rótulo dos seus produtos é ISIS. O restante é destinado às pequenas queijeiras e a outros laticínios da região.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas