#Em MG, projeto pretende melhorar a eficiíªncia da produção leiteira

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um dos destaques envolve um cocho eletrí´nico. Dezessete instituições de todo o paí­s trabalham em conjunto.

A primeira vista parece um cocho comum onde o gado se alimenta, mas de perto dá pra ver bem a diferença. O local é cheio de tecnologia. Os cochos e bebedouros estão sobre balanças que pesam a quantidade de água que consomem, os alimentos e os próprios animais.

Quando colocam a cabeça no cocho, os sensores identificam cada animal. Os dados são importantes porque permitem que o produtor saiba com exatidão qual a frequíªncia, a quantidade e o peso adquirido dia a dia. Até então, estes números eram colhidos pela média do rebanho.

O trabalho por enquanto é experimental, uma ferramenta de pesquisa da Embrapa Gado de Leite, de Coronel Pacheco, mas a tecnologia já pode ser usada comercialmente pelos produtores de leite brasileiros.

O estudo é chamado de Pecuária Leiteira de Precisão porque todo o comportamento e consumo dos animais no cocho eletrí´nico são enviados para um programa na internet. A análise do levantamento pode melhorar a produção leiteira da propriedade.

O centro de pesquisa custou R$ 12 milhões e os estudos devem envolver 75 pesquisadores.

Fonte: Globo Rural

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas