RS: levantamento sobre qualidade do leite será realizado no Noroeste Gaúcho

Duzentas amostras para análise da qualidade do leite produzido em propriedades do Noroeste gaúcho serão coletadas por técnicos da Emater/RS-Ascar,
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Duzentas amostras para análise da qualidade do leite produzido em propriedades do Noroeste gaúcho serão coletadas por técnicos da Emater/RS-Ascar, sem custo ao produtor, nos meses de novembro e dezembro deste ano.

A ação é uma proposição do Arranjo Produtivo Local (APL Leite) e abrange os 20 municípios da Fronteira Noroeste e cinco municípios das Missões, sendo estes Giruá, Guarani das Missões, Pirapó, São Paulo das Missões e Ubiretama.
As amostras serão encaminhadas para exames laboratoriais bacteriológicos e antibiogramas nos dias 21 de novembro e 13 de dezembro. Para a definição sobre como serão realizados os procedimentos de coleta e o número de propriedades participantes por município, uma reunião foi realizada em Santa Rosa ontem, com a gerência regional, Ademir Renato Nedel e José Vanderlei Waschburger, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, médico veterinário Jorge Lunardi, e técnicos dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.
Segundo Lunardi, os resultados dos exames irão contribuir para a definição de estratégias de Assistência Técnica em bovinocultura de leite, assim como a adoção de práticas de produção limpa de leite contribuem para a sanidade animal e, sobretudo, para a promoção da saúde humana.
O trabalho se adequa à Instrução Normativa 62, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é exigida atualmente por todas as indústrias que coletam o leite, sendo que o leite de qualidade passa a ter maior valor econômico e é uma questão de saúde pública. O processo de produção de leite de qualidade é oriundo da ordenha completa, em condições de higiene, com vacas sadias, bem alimentadas e descansadas, destacando-se neste contexto também o bem-estar animal.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas