Rondônia desponta como 8.º maior produtor de leite do país

A apresentação do cenário rondoniense na pecuária leiteira foi ministrada pelo pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Paulo Moreira.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A apresentação do cenário rondoniense na pecuária leiteira foi ministrada pelo pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Paulo Moreira.
Com a participação de extensionistas rurais, pesquisadores, técnicos, produtores, palestrantes e acadêmicos, a solenidade de abertura do 2.º Simpósio de Manejo Sustentável das Pastagens de Rondônia, iniciado nesta última quarta-feira (18), teve seu desfecho com uma palestra magma sobre o cenário atual da pecuária leiteira no estado. A realidade tem seus percalços, quando se trata de manejo de pastagem, mas a produção leiteira mostra que o estado está no caminho certo. A discussão a ser realizada durante o evento, dias 19 e 20 de novembro, em uma ação conjunta em Emater, Embrapa e Sebrae, deverá trazer novas perspectivas para a melhoria da qualidade das pastagens em solo rondoniense.

A apresentação do cenário rondoniense na pecuária leiteira foi ministrada pelo pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Paulo Moreira que, em primeira instância, trouxe dados da produção leiteira, com a participação de cada região no país. Segundo o pesquisador, de um total de 35,2 bilhões de litros de leite produzidos em 2014 no Brasil, a região Norte tem um índice de participação de 5,5%, enquanto que a primeira posição no ranking é disputada entre as regiões sul, com 34,7% e sudeste, com 34,6%. “É uma margem pequena, mas é a primeira vez que a região sul ultrapassa a sudeste em produção leiteira”, diz.

Outro dado mostra que em 1990 a região Norte representava 1% da produção de leite em todo o país. Em 2014 essa representação saltou para 2,7%, com um volume de 940 milhões de litros anuais, mais do que o dobro, gerando uma receita de aproximadamente R$ 684 milhões, através da ordenha de 773.079 vacas, somente naquele ano. É um dado incentivador, pois além de mostrar o crescimento da atividade na região, coloca Rondônia em 8.ª posição do ranking nacional.

A atividade leiteira em Rondônia ganha reforços com as políticas públicas de incentivo à pecuária leiteira no estado. Através de programas de governo ou de forma associativa e/ou individual o setor produtivo vem adotando tecnologias que propiciam aumento de produtividade e qualidade do leite produzido. Quanto à pecuária de corte, a carne bovina representa o principal item da pauta de exportação de Rondônia, responsável por aproximadamente 57% do PIB agropecuário e 8% (2.174.772 cabeças) do abate realizado no Brasil no ano de 2014 (26.985.057 cabeças), gerando uma receita para o país de aproximadamente US$ 7 bilhões.

Concomitantemente a sua importância social e econômica, a atividade pecuária rondoniense vem sendo cada vez mais direcionada a preservação do meio ambiente.

Neste contexto, o Simpósio de Manejo Sustentável das Pastagens de Rondônia, tem o papel de levar à discussão, alternativas tecnológicas que visam à recuperação, a renovação, o manejo e a sustentabilidade das pastagens.

Essas alternativas deverão ser apresentadas e discutidas pelos diferentes integrantes da cadeia produtiva da pecuária rondoniense, oportunizando condições para direcionar o setor público por meio de implementação de políticas, bem como apontar aos pecuaristas alternativas tecnológicas passiveis de serem adotadas nos sistemas de produção voltadas ao desenvolvimento sustentável da atividade pecuária. O evento segue, nestes dias 19 e 20 com palestra de renomados e experientes especialistas no manejo de pastagens.

Texto: Wania Ressutti

http://www.tudorondonia.com/noticias/rondonia-desponta-como-8-maior-produtor-de-leite-do-pais,56507.shtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas