Qualidade do leite – Tema será abordado durante a Semana de Integração Tecnológica na região Central de Minas

A produção de leite será o destaque da programação da 9ª Semana de Integração Tecnológica, no dia de 19 de maio. Nesta data, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas) e o Campo Experimental Santa Rita da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig (em Prudente de Morais) vão sediar as atividades do Encontro Regional sobre Pecuária Leiteira.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A programação será dividida entre um seminário, que abordará, assuntos como o Programa Minas Pecuária, produção de leite por vacas mestiças (F1), qualidade, gerenciamento de custos e cenário econômico; e o Giro Tecnológico composto por cinco estações de campo que darão enfoque à qualidade do leite.

O Giro Tecnológico será realizado no Campo Experimental da Epamig. Em uma das estações, a pesquisadora da Epamig Cristiane Viana vai falar sobre “Manejo da ordenha e saúde do úbere”. “Os principais fatores que alteram a qualidade do leite são: presença de colostro; falta de higiene na ordenha e nos equipamentos; leite proveniente de vaca com mastite e resfriamento inadequado do leite”, comenta Cristiane.

A pesquisadora destaca práticas simples que contribuem para a melhoria da qualidade do leite, como manejo adequado dos animais durante a ordenha, detecção de sinais de doenças como a mastite, limpeza do úbere e lavagem das tetas, além de cuidados na higienização e na manutenção dos equipamentos. “A qualidade do leite é um bom indicativo da saúde do rebanho e da higiene do sistema de produção. E as indústrias de laticínios já estão pagando mais por isso”, afirma.

O Giro Tecnológico contará também com estações sobre os temas “Tratamento de água para a melhoria da qualidade do leite”, “Higienização e manutenção da ordenhadeira mecânica”, “Impactos de resíduos de pesticidas e medicamentos na qualidade do leite” e “Programa Pró-genética”.

A 9ª Semana de Integração Tecnológica é organizada pela Embrapa Gado de Leite, em parceria com a Epamig, a Emater-MG e a Universidade Federal de São João del-Rei – Campus de Sete Lagoas. O tema desta edição é Sistemas Intensivos: O Caminho para a Agropecuária Regional. As atividades acontecem entre 16 e 20 de maio, em Sete Lagoas e Prudente de Morais. As inscrições devem ser feitas até 15 de maio pelo site http://sit.cnpms.embrapa.br. Informações (31) 3027-1323 / 1886.

Serviço:

Encontro Regional sobre Pecuária Leiteira

Data: 19 de maio de 2016
Seminário
Local: Auditório Renato Coimbra – Embrapa Milho e Sorgo – Rodovia MG 424 – Km45 – Sete Lagoas
Horário: a partir de 8h
Giro Tecnológico
Local: Campo Experimental Santa Rita EPAMIG – Rodovia MG 424 – Km44 – Prudente de Morais
Horário: de 13h30 às 17h30

Estações:
• Tratamento da água para a melhoria da qualidade do leite – Marcos Brandão / Epamig
• Higienização e manutenção de ordenhadeira mecânica – Cláudio Antônio Versiane Paiva / Embrapa Gado de Leite
• Manejo de ordenha e saúde do úbere – Cristiane Viana Guimarães Ladeira / Epamig
• Impacto de resíduos de pesticidas e medicamentos na qualidade do leite – Daniel Sobreira Rodrigues/ Epamig
• Programa Pró-Genética – Representante da ABCZ

Inscrições e informações: http://sit.cnpms.embrapa.br
http://www.agricultura.mg.gov.br/component/gmg/story/2662-qualidade-do-leite-tema-sera-abordado-durante-a-semana-de-integracao-tecnologica-na-regiao-central-de-minas

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas