Pequenos laticínios gaúchos investem na produção do leite

Associados da Apil/RS priorizam trabalho no campo junto aos produtores de leite para garantir qualidade da matéria prima
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Associados da Apil/RS priorizam trabalho no campo junto aos produtores de leite para garantir qualidade da matéria prima

A Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS), responsável por processar 18% da produção de leite no Estado, está investindo fortemente na qualidade da matéria-prima dos seus derivados. Com atuação em 280 municípios, os laticínios associados à Apil/RS vêm priorizando o trabalho no campo junto aos produtores de leite para buscar o desenvolvimento e a qualidade na produção. Uma apresentação destes números e do trabalho dos pequenos laticínios foi feita nesta terça-feira, dia 30 de agosto, no estande da entidade na Expointer.

De acordo com o presidente da Associação, Wlademir Dall»Bosco, as indústrias produzem cerca de 70% do queijo consumido no Estado. Frente a esses números, a entidade destaca que não há mais espaço para o amadorismo. “Estamos cada vez mais profissionalizando os processos dentro das nossas indústrias com a implantação de programas de qualidade e manual de boas práticas, assim como investimento em laboratórios”, afirma Dall´Bosco.

Com o entendimento de que a qualidade dos produtos lácteos é fundamental para o desenvolvimento do setor, a Apil/RS vem colaborando com os órgãos de fiscalização e inspeção. A associação já realizou reuniões com o Ministério Público e outras entidades com o objetivo de esclarecer e apresentar os investimentos realizados pelos pequenos laticínios para garantir a qualidade da produção do queijo gaúcho. “A qualidade da matéria-prima é uma preocupação constante dos nossos associados, pois a origem do leite vai afetar diretamente nosso produto final. Somos parceiros do MP nas questões de inspeção e inocuidade dos produtos, mas gostaríamos que, assim como a fiscalização é feita aqui no Rio Grande do Sul, fosse feita da mesma forma em outros Estados”, destaca o dirigente.

Segundo Dall»Bosco, o resultado desse trabalho aparece diretamente no bolso do produtor e na mesa do consumidor. “A preocupação com a qualidade tem que começar pelo produtor, que vai agregar valor ao seu leite. Consequentemente, a indústria vai oferecer um produto melhor ao consumidor e todos saem ganhando”, afirma. De acordo com números da Apil/RS, as indústrias processam de 12 a 12,5 milhões de litros de leite ao dia, o que também representa uma geração de 1,6 mil empregos diretos e 2,5 mil indiretos.

Mais um exemplo da constante busca por qualidade dos produtos foi a participação destacada de laticínios associados à Apil/RS no 2º Concurso Estadual de Queijos, organizado pela Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL), durante o Festiqueijo, em Carlos Barbosa (RS). Na ocasião, os queijos produzidos por seis laticínios ligados à Apil/RS foram premiados pela qualidade dos produtos apresentados.

http://www.destaquerural.com.br/noticias/2016/8/30/pequenos-laticnios-gachos-investem-na-produo-do-leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas