Paranaíba é campeã de leite em MS, diz o IBGE

Paranaíba - Números do Censo do IBGE aponta recuperação da atividade leiteira na cidade.Pecuaristas de Paranaíba produziram mais de 27 milhões de litros
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Números do Censo do IBGE aponta recuperação da atividade leiteira na cidade

Pecuaristas de Paranaíba produziram mais de 27 milhões de litros de leite, no ano passado, com média de 75 mil litros por dia. Isso deu ao município o título de maior produtor de leite do Estado, segundo o Censo Agropecuário 2017, do IBGE.
Itaquiraí ficou em segundo, com 25 milhões de litros e Nova Andradina, em terceiro, com 20 milhões.
O presidente da Coopar (Cooperativa Agropecuária de Paranaíba), Diomário Salustiano, comemorou porque, segundo ele, a produção leiteira recupera, agora, uma força que possuía na década de 1980.
“A quantidade produzida em Paranaíba é significativa. Já fomos a principal bacia leiteira do Estado, com produção de 140 mil litros de leite por dia”, disse.
Renata Santana da Cruz, coordenadora do IBGE na cidade, disse que o censo mostra outras características do setor. “Houve crescimento de 12,9% no número de estabelecimentos de produção, de 2006 a 2017. Hoje são 1.705”. O último censo do tipo foi feito em 2006.
Quanto ao sexo, 1.481 dos produtores eram homens (86,6%) e 215 eram mulheres (12,6%), mulheres produtoras houve aumento de 37,8% de 2006 para 2017, ou seja 59 produtoras.
O número de estabelecimentos por uso de agrotóxicos aumentou em dez anos, passando de 181 que utilizavam para 390, cerca de 31,3%.
https://www.jpnews.com.br/paranaiba/paranaiba-e-campea-de-leite-em-ms-diz-o-ibge/114145/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas