Como melhorar a eficiência alimentar do gado leiteiro

Alimentar do gado leiteiro - Eficiência alimentar é a relação entre a quantidade de leite produzida (kg/leite) por unidade de alimento consumido (kg/matéria seca).
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Eficiência alimentar é a relação entre a quantidade de leite produzida (kg/leite) por unidade de alimento consumido (kg/matéria seca). O monitoramento da eficiência alimentar dos rebanhos de leite é, particularmente, muito importante, uma vez que os custos com alimentação correspondem a 40 até 60% dos custos totais da produção leiteira.
Diversos fatores podem afetar a eficiência alimentar do rebanho, uma vez que as vacas não apresentam a mesma eficiência alimentar durante toda sua vida produtiva e, até mesmo, durante a lactação. Para saber quais são os fatores determinantes e como melhorar a eficiência de alimentação do gado, acompanhe este artigo das Fazendas Reunidas HD.
Fatores que influenciam a eficiência alimentar
Vacas de primeira cria possuem uma eficiência menor que vacas adultas, uma vez que parte dos seus nutrientes são destinados para crescimento e ganho de peso. Vacas no início da lactação são mais eficientes na conversão de alimento em leite, quando comparadas às vacas em estágio mais avançado de lactação, principalmente as que estão em final de gestação e necessitam direcionar parte de seus nutrientes para o crescimento do feto.
Melhorando a eficiência alimentar
Para melhorar a eficiência alimentar é necessário buscar formas de aumentar a digestibilidade total das dietas fornecidas aos animais, fazendo com que a maior proporção dos nutrientes contidos nos alimentos seja aproveitada para a produção de leite e menos perdidas na urina, fezes, produção de gases e calor.
Uma das maneiras mais eficientes de melhorar a eficiência alimentar em gado leiteiro é fornecer dietas aos animais que garantam a fermentação ruminal máxima. Dietas equilibradas, contendo fontes e teores adequados de energia, proteína, com taxas de degradabilidade ruminal adequadas e teores de fibra que garantam estabilidade do pH ruminal são pontos fundamentais para maximizar a taxa de crescimento das bactérias ruminais e aumentar a extensão e a velocidade com que os alimentos são degradados por estes microrganismos.
Outro ponto crucial para melhorar a eficiência alimentar é evitar expor os animais a condições de estresse, como frequência de alimentação reduzida, pouco espaço no cocho, excesso de lama, entre outros fatores. Deitas mal formuladas ou com concentrações ineficientes de minerais podem causar distúrbios metabólicos que concorrem para reduzir a eficiência alimentar, como cetoses, acidoses, laminites, hipocalcemia, retenção de placenta, entre outros.
Como planejar um sistema de alimentação eficiente?
planejando a eficiência alimentar
Um sistema alimentar é eficiente quando permite um desempenho animal adequado e produção de leite com custos competitivos. Como já foi mencionado, a alimentação é o principal item no custo da produção de leite. Podemos ousar dizer que não é possível produzir leite sem um sistema de alimentação eficiente, simplesmente porque as contas não fecharão.
O produtor deve planejar quais recursos utilizar para suprir a demanda de forragem para o rebanho todo ao longo do ano, de forma que seja eficiente para que a forragem seja de qualidade e cubra o máximo de rendimento por área, barateando os custos de produção.
O segundo passo a ser dado para obter um sistema alimentar eficiente é utilizar tanto os alimentos volumosos quanto os concentrados, variando para cada situação. Vacas em período de pico láctea necessitam de exigências nutricionais muito mais elevadas que vacas no fim de lactação ou vacas secas. Deste modo, dividir o rebanho em lotes, de acordo com as exigências, e alimentá-los levando em conta sua produção e necessidades é outro ponto crucial para redução de custos.
O terceiro passo, mas não menos importante, é utilizar formulações de alimentos concentrados e que tenham um custo reduzido. Os alimentos concentrados são correspondentes a 30 até 40% dos custos totais da atividade. Deste modo, comprar as matérias-primas de forma eficiente para as formulações concentradas também deve ser uma preocupação recorrente.
Para estar sempre por dentro de novidades e informações sobre gado de leite e produção leiteira, fique atento às atualizações do blog das Fazendas Reunidas HD. Disponibilizamos diversas informações sobre rebanho leiteiro, para que você possa produzir cada vez mais e melhor.
Links úteis:
gado girolando
girolando a venda
gado leiteiro a venda
https://www.fazendasreunidashd.com.br/eficiencia-alimentar-do-gado-leiteiro/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas