Maurão de Carvalho destaca qualidade do rebanho bovino de Rondônia

A qualidade da carne bovina produzida em Rondônia foi destacada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), ao participar, no último final de semana, da solenidade de lançamento da 40ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa, ocorrida em Buritis.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A qualidade da carne bovina produzida em Rondônia foi destacada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), ao participar, no último final de semana, da solenidade de lançamento da 40ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa, ocorrida em Buritis.

“Em dez anos, Rondônia aumentou seu rebanho e melhorou a qualidade de seu gado, criado a pasto. É uma carne sadia e que precisa ter mais valor no mercado, tanto nacional quanto internacional. E esta tem sido a luta da Assembleia: valorizar o nosso principal produto, que representa 60% da nossa exportação”, destacou Maurão.

O presidente lembrou que a Assembleia instalou uma CPI para apurar a queda no preço da carne, pago pelos frigoríficos aos produtores. “Com um produto com alta qualidade não podemos ter preços tão baixos para o criador, enquanto para o consumidor final a carne não para de subir”, completou.

Maurão ressaltou o comprometimento dos produtores com a vacinação do gado, fator primordial para que a aftosa tenha sido erradicada de Rondônia. “Essa situação de livre de aftosa se deve muito mais ao envolvimento dos criadores, que vacinam seu rebanho e garantem o gado sadio, podendo ser exportado para fora do país”, acrescentou.

O período para vacinação começará no dia 15 de abril e segue até 15 de maio, tendo até 20 de maio para o produtor declarar a vacinação. Devem ser vacinados bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses, ou aproximadamente 5,5 milhões de animais, das mais de 13 milhões de cabeças do total do rebanho rondoniense.

Participaram da solenidade o vice-governador Daniel Pereira (PSB), o senador Valdir Raupp (PMDB), a deputada federal Marinha Raupp (PMDB), os deputados estaduais Lazinho da Fetagro (PT) e Adelino Follador (DEM), o diretor geral do DER, Ezequiel Neiva, entre outras autoridades.

Ao finalizar, o presidente disse que além de buscar o equilíbrio no preço da carne, é necessário que haja melhoria no preço do leite.

http://www.rondoniagora.com/politica/noticia/2016/04/maurao-de-carvalho-destaca-qualidade-do-rebanho-bovino-de-rondonia.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas