Inspeção garante qualidade sanitária dos laticínios do Acre

Um das principais atribuições do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) é vistoriar as condições sanitárias exigidas pela legislação em empreendimentos onde há manuseio de alimentos que serão consumidos pela população.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Um das principais atribuições do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) é vistoriar as condições sanitárias exigidas pela legislação em empreendimentos onde há manuseio de alimentos que serão consumidos pela população.

Esse trabalho é realizado pelo serviço de inspeção do instituto, que orienta os estabelecimentos a se adequarem de acordo com o que é determinado pela política de defesa sanitária.
Um exemplo da parceria entre o Idaf e a iniciativa privada para garantir um produto de qualidade na mesa do consumidor vem de um laticínio em Sena Madureira.

Atualmente, a empresa beneficia mil litros de leite por dia. Além da produção de leite pasteurizado, tipo “barriga mole”, o laticínio produz queijo e iogurte e, dentro de pouco tempo inicia a produção de manteiga.

A empresa adquire a produção de 17 produtores rurais e, segundo Eluzai Areal, um dos sócios do laticínio, se orgulha de pagar o maior valor por litro de leite em todo o estado. ““Mesmo nessa crise, estamos pagando o melhor preço para o produtor, que é de 90 centavos por litro de leite, indo pegar na propriedade.”

Eluzai explica, ainda, que a parceria com o Idaf foi fundamental, já que seu laticínio foi orientado sobre os procedimentos necessários para garantir as condições higiênico-sanitárias na produção do leite e seus derivados. “Nosso objetivo sempre foi trabalhar de forma correta, e o governo tem sido um parceiro importante, tanto na orientação quanto com equipamentos, como é o caso da queijaria que recebemos”, explica.

Garantia da saúde pública

José Lucenildo de Lima é médico veterinário do instituto e responsável pela inspeção na região de Sena Madureira. Ele conta como é realizado o trabalho. “Quando o leite chega ao laticínio, nossos agentes realizam testes para verificar a qualidade do produto. Também fazemos testes do produto final dos laticínios. Enviamos para laboratórios, que identificam a presença de qualquer componente que seja prejudicial à saúde”, afirma Lima.

Durante visita ao empreendimento em Sena Madureira, Ronaldo Queiróz, diretor-presidente do Idaf, afirmou que a intenção do instituto é ampliar a parceria com o setor produtivo do Acre. “Estamos falando de saúde pública. O Idaf tem se constituído ao longo dos anos num parceiro dos empreendedores que querem colocar no mercado um produto de qualidade e que atenda à legislação.”

/www.agencia.ac.gov.br/inspecao-garante-qualidade-sanitaria-dos-laticinios-do-acre/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas