Embrapa protela funcionamento de laboratório de análise de leite

Lazinho da Fetagro (PT) explica que está tudo pronto, mas laboratório não entra em atividade... Embrapa protela funcionamento de laboratório de análise de leite
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Lazinho da Fetagro (PT) explica que está tudo pronto, mas laboratório não entra em atividade…
Embrapa protela funcionamento de laboratório de análise de leite

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) cobrou da Embrapa o funcionamento do laboratório para análise de qualidade de leite. Ele explicou que, devido a um acordo, o governo do Estado construiu o prédio e comprou os equipamentos, mas mesmo assim a Embrapa está protelando a entrada em operação do laboratório.

De acordo com Lazinho, a alegação é a de que faltam recursos para que o laboratório comece a funcionar. “Acontece que o acordo com o governo do Estado precisa ser cumprido, porque os pequenos produtores de leite não podem ficar na dependência da Embrapa”, argumentou.

Ele citou que este será o segundo laboratório a funcionar na Região Norte. O único existente hoje está em Belém (PA), para onde o leite produzido em Rondônia precisa ser levado para análise, encarecendo o processo.

Lazinho da Fetagro adiantou que o exame detalhado é necessário para verificar a qualidade do leite e sua classificação, que depende, por exemplo, do índice de gordura. “Isso influencia diretamente no preço pago ao produtor, que precisa desse serviço”, acrescentou.

O parlamentar esclareceu que os agricultores familiares tanto reivindicaram que conseguiram que em seu primeiro governo Confúcio Moura (PMDB) construísse um prédio nas instalações da Embrapa, em Porto Velho, e equipasse o laboratório.

Lazinho participou ativamente dessas reivindicações através da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro). Ele adiantou que a insatisfação entre os pequenos produtores com a Embrapa é geral.

“Imaginem o absurdo. Tanta mobilização para formalizar um acordo, o governo do Estado constrói um prédio e compra equipamentos e depois o laboratório não funciona porque a Embrapa está protelando. Milhares de famílias dependem dessa estrutura para gastar menos e melhorar a renda”, destacou o deputado.

http://www.al.ro.leg.br/institucional/noticias/embrapa-protela-funcionamento-de-laboratorio-de-analise-de-leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas