Eficiência alimentar em vacas leiteiras será discutida no Inovashow

Ele abordará o tema "Inovações em Nutrição Animal: eficiência alimentar: Otimização da eficiência produtiva em vacas leiteiras por meio da nutrição".
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Francisco Palma Rennó, Médico Veterinário e Professor Associado do Departamento de Nutrição e Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/USP, será um dos palestrantes do Inovashow.

Ele abordará o tema «Inovações em Nutrição Animal: eficiência alimentar: Otimização da eficiência produtiva em vacas leiteiras por meio da nutrição».

O evento, promovido pelo Grupo Boa Fé – Ma Shou Tao, acontecerá nos dias 16 e 17 de fevereiro, na sede da Fazenda Boa Fé, em Conquista (MG).

Confira entrevista que Francisco Rennó concedeu ao Notícias da Pecuária:

A alimentação animal é fator determinante para produção de gado com qualidade?

Francisco Rennó: A alimentação é importante para a manutenção da saúde dos animais e de que tenham condições de expressarem plenamente o seu desempenho produtivo. Ainda, é a maior fonte de custos em sistemas de produção com animais. Assim, é duplamente prioridade na fazenda.

O que é eficiência alimentar bovina?

FR: Sistemas de produção com animais são complexos. Assim, sempre procura-se obter o máximo de eficiência técnica e econômica com a utilização de variadas estratégias. Uma dessas estratégias é otimizar a extração de nutrientes dos alimentos, por meio de processos digestivos pelos animais, de forma que convertam os nutrientes em leite e carne. Dessa maneira, a aplicação de estratégias nutricionais que auxiliem os animais a aumentarem a produção de leite ou carne por kg de alimento consumido revela-se caminho muito promissor para aumentar a eficiência de todo o sistema de produção.

O que fazer para conseguir aumentar a eficiência alimentar no gado leiteiro?

FR: Pode-se combinar diversas estratégias, especialmente manipulando as condições nutricionais e a genética dos animais.

Existe uma dieta ideal? Qual seria?

FR: Não existe uma única dieta que resolva todos os problemas. Os níveis dietéticos devem ser definidos em cada situação particular de forma a ser obtido a melhor eficiência técnica e econômica dos sistemas de produção.

Quais os benefícios para o produtor?

FR: Pensando-se em manipular as estratégias nutricionais, é a redução com os custos de alimentação e/ou melhoria do desempenho produtivo dos animais.

Quais informações serão compartilhadas com o público do Inova Show?

FR: Notadamente a importância da alimentação correta no sistema de produção de leite e a apresentação de estratégias, notadamente aditivos nutricionais, que podem auxiliar a melhoria da eficiência alimentar de vacas leiteiras.

Informações sobre o evento podem ser obtidas no site: http://inovashow.agr.br/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas