Comissão de Pecuária de Leite da CNA promove workshop para debater demandas do setor

CNA - A Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) iniciou nesta segunda (16) o Workshop Leite
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) iniciou nesta segunda (16) o Workshop Leite Futuro – Agenda Positiva para o Setor Lácteo. O evento segue até amanhã (17).
Dividido em três módulos, o encontro reúne pesquisadores, técnicos e especialistas do setor para debater as demandas da cadeia produtiva, como políticas públicas, desafios e competitividade do leite brasileiro no mercado mundial.
Na abertura do evento, o presidente da Comissão, Rodrigo Alvim, afirmou que a ideia do encontro é redefinir os temas e as ações para serem trabalhados nos próximos anos. “O objetivo é debater quais atitudes precisamos tomar para defender o nosso produtor e toda a cadeia”.
Alvim também lembrou que a qualidade do leite é um dos pontos que preocupa o setor. “Temos que avançar nisso, mas de forma coerente e responsável para conseguir acessar o mercado internacional”.
O CEO da Agripoint, Marcelo Carvalho, foi um dos palestrantes do primeiro dia e apresentou a evolução da produção de leite no Brasil. “Uma combinação de fatores, incluindo medidas de proteção, aumento da renda e conjuntura externa favoreceu o crescimento da produção brasileira”.
De acordo com Carvalho, a inserção internacional não é uma escolha, mas sim uma necessidade e gera implicações. “No mercado externo a competição é maior, inclusive com gente muito mais estruturada do que nós. Além de ter maior volatilidade de preços e suscetibilidade a ciclos de baixa”.
O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Glauco Carvalho, também destacou a participação do Brasil no mercado mundial. “A infraestrutura e o custo logístico são alguns dos gargalos do setor. É preciso investir em gestão para melhorar a competitividade”.
O economista da LCA, Celso Toledo, e o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins também participaram dos debates.
http://www.cenariomt.com.br/2017/10/16/comissao-de-pecuaria-de-leite-da-cna-promove-workshop-para-debater-demandas-do-setor/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas