BPA: segurança e qualidade do leite

BPA: As Boas Práticas Agropecuárias na Propriedade Leiteira (BPA-Leite) são uma sistematização de atividades destinada aos produtores para promover maior
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
As Boas Práticas Agropecuárias na Propriedade Leiteira (BPA-Leite) são uma sistematização de atividades destinada aos produtores para promover maior atenção com questões ligadas a produção, saúde, bem-estar e segurança dentro das propriedades rurais. Além de ajudarem a tornar o ambiente de trabalho e as tarefas do dia a dia mais organizadas, as técnicas ajudam na melhoria da gestão da propriedade leiteira, na diminuição de perdas de qualidade e especialmente na garantia da segurança do leite produzido.
Na propriedade com BPA há uma metodologia prévia para se realizar atividades do cotidiano. Com as rotinas devidamente adequadas ao padrão desejado, o produtor introduz a realização de checklists (lista de tarefas) e documenta as atividades críticas do negócio. Essa cultura de rastreabilidade torna possível medir de forma precisa não apenas despesas e receitas, mas aspectos como defensivos agrícolas usados de maneira eficiente, se a limpeza da sala de ordenha foi feita corretamente, quantas doses de medicamento tomou determinado animal e uma série de detalhes importantes.
Formação
O SENAR/PR inicia no segundo semestre deste ano o curso Boas Práticas Agropecuárias na Propriedade Leiteira, que tem o objetivo de incorporar à rotina procedimentos essenciais à garantia da produção de leite seguro e de qualidade, com dados devidamente documentados. O treinamento dos 26 instrutores que darão o curso foi realizado de 19 a 22 de junho, no Centro de Treinamento para Pecuaristas (CTP), em Castro, nos Campos Gerais. Após a finalização do material didático será iniciada a formação de turmas pelo estado.
A necessidade de se formular o curso surgiu com a tendência de a indústria, de modo geral, adotar boas práticas embasadas em certificações internacionais. Nesse contexto, as BPA começam a ser exigidas pelos grandes mercados agropecuários para que os bens produzidos no campo possam circular de acordo com padrões globais.
No caso do leite brasileiro, por exemplo, a multinacional Nestlé já exige que seus fornecedores utilizem as BPA, pagando 2,5% a mais pelo leite do produtor que já possui BPA implantada e inspecionada pela Genesis Group , empresa responsável pelas vistorias nas fazendas produtoras de SP, PR, SC e RS, que abastecem alguns dos maiores lacticínios participantes do programa Nestlé/DPA, como a Castrolanda, Cooperativa Batavo, Cooperativa Languiru entre outras.
Hoje, segundo a companhia, 90% do volume do produto comprado são de produtores certificados e a empresa não adquire mais leite de quem não tiver um plano para se adequar em um período de três meses. “O nosso checklist, com o passar do tempo, sofreu alterações para ser mais acessível. Nós não temos a
intenção de complicar, o que queremos é levar a consciência de registro, chegar a formas que nos garantam a qualidade do leite e a segurança do alimento”, salienta Barbara Sollero, coordenadora de qualidade e desenvolvimento de fornecedores de leite na empresa.
Parceria
A Nestlé é parceira do SENAR/PR na elaboração do material didático para o curso. Barbara Sollero explica que a contribuição vai ao encontro das premissas do desenvolvimento no campo. “Como empresa atuante no Estado e pioneiros dessa iniciativa no mercado lácteo brasileiro, acreditamos que essa parceria irá contribuir para a transformação da cadeia láctea do Paraná rumo a excelência em produção de leite com qualidade e segurança do alimento”, diz.
Lauren Roncato Macarri, sócia da consultoria Cambona Tecnologia Agroindustrial, é uma das autoras do material didático do curso. Ela chama a atenção para o fato de os próprios consumidores estarem preocupados com resíduos, contaminações e com o impacto ambiental e social na produção agropecuária. “Muito mais do que atender às exigências normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e às legislações trabalhista e ambiental, a adoção das BPA é um modo eficaz de garantir a sustentabilidade na pecuária leiteira”, projeta.
Metodologia
As turmas do curso do SENAR/PR serão formadas por 14 a 18 propriedades. O método de trabalho do curso inclui atividades teóricas e práticas. Cada participante terá uma avaliação na sua fazenda no início e no final do curso para que sejam fornecidas instruções de acordo com as BPAs. Além disso, cada aula teórica será intercalada com visitas a propriedades (uma por vez), ocasiões nas quais serão dadas orientações para instruir os participantes.
O instrutor não tem papel de auditor e/ou de consultor. Para ilustrar a situação, o Boas Práticas Agropecuárias na Propriedade Leiteira seguem as diretrizes da certificação internacional Global G.A.P – um “título” exigido por mercados no mundo para provar a prática da agropecuária segura e sustentável. Participar da formação vai esclarecer o que é preciso para obter esse título, mas não dá direito a esse certificado automaticamente.
Lauren Macarri explica que o produtor que estiver disposto a seguir essas diretrizes precisa da consciência de que o primeiro passo é estar aberto a mudanças. “Nem sempre é fácil, muitos produtores ficam receosos, pois executam as tarefas da mesma forma há muito tempo, mesmo sem saber o porquê”, avalia. “Quando implantamos as BPA e o produtor participa das aulas e compreende o motivo de seguir um procedimento, de realizar registros, de fazer treinamentos, a mudança tem início”, completa.
Perguntas e respostas sobre BPA – Fonte: Lauren Roncato Macarri, especialista em boas práticas.
Para que servem as BPA?
O foco das BPA é garantir a produção de leite saudável, sem resíduos de agroquímicos ou de medicamentos e livre de macro-organismos prejudiciais ao ser humano. A ideia é organizar a propriedade como um todo, de modo que não haja risco ao ambiente, aos animais e ao ser humano. Isso inclui o atendimento às legislações sanitárias, ambientais e trabalhistas.
Há exemplos de outras cadeias?
Em cadeias produtivas como olericultura, cana-de-açúcar, fruticultura e erva-mate há exemplos de produtores que implantaram as boas práticas e alcançaram praticamente 100% de conformidade no prazo de quatro ou cinco meses. Nesses casos as rotinas e a gestão ficaram mais ágeis e tranquilas após a implantação das BPA.
É vantajoso adotar as BPA?
A adoção das BPAs é vantajosa para todos. Produtores e indústrias ganham com a melhoria do controle da produção, com a rastreabilidade, com o uso criterioso de medicamentos e produtos químicos e com a segurança do trabalhador. Além disso, as BPA levam à sustentabilidade, viabilizando a permanência na atividade leiteira. Os consumidores, por sua vez, têm garantias de alimento seguro, de proteção ambiental e de responsabilidade social.
O uso de BPA é uma tendência?
Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a qualidade, com a segurança, e com a procedência dos alimentos. O consumidor passou a valorizar questões éticas, sociais e ambientais, e associá-las aos alimentos. Nesse contexto, a adoções as BPA é uma tendência que veio para ficar, pois não há como pensar em alimento que não seja seguro. Aquele produtor que se preocupa com o consumidor está agindo em prol da manutenção e do sucesso de sua atividade.
As boas práticas terminam dentro da propriedade rural?
Quando se fala em alimento seguro, em boas práticas, deve-se pensar em toda a cadeia produtiva. De nada adianta um
produtor adotar as BPA em sua atividade, dentro da porteira, se o transporte não é feito seguindo as boas práticas, ou se as indústrias também não as adotam (neste caso se chamam BPF – Boas Práticas de Fabricação). Produtor rural, transporte, indústria, distribuição, atacado, varejo, todos os elos da cadeia produtiva devem seguir as boas práticas para que o produto chegue seguro ao consumidor final.
Assessoria de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR
http://www.sistemafaep.org.br

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas