ABS lança programa de embriões congelados

ABS Neo fornece a genética de matrizes de rebanhos parceiros com touros de destaque da bateria da central
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

ABS Neo fornece a genética de matrizes de rebanhos parceiros com touros de destaque da bateria da central
A central ABS Pecplan lançou nesta quarta-feira, 16 de dezembro, o Programa ABS NEO, primeiro fruto depois que a empresa adquiriu a In Vitro Brasil (IVB). Trata-se de um programa de venda de genética, onde a empresa entrega o embrião congelado ao cliente. Os acasalamentos são feitos com touros tope da bateria da ABS e matrizes de rebanhos parceiros.

Até o momento o programa tem adesão de sete criatórios fornecedores de genética. Nas raças de corte os parceiros são Rancho da Matinha e Agropecuária Tulipa, no Nelore; Nelore RG, no Nelore Mocho; e Gap Genética, no Brangus e Braford. Já na atividade leiteira, os parceiros são a Agrindus, Holandês; Grupo Cabo Verde, Girolando; e Estância Silvânia, Gir Leiteiro.

De acordo com o Frederico Glaser, gerente de mercado da ABS, o sistema torna o melhoramento genético mais acessível. “O cliente terá acesso a uma genética superior com o custo bem menor do que teria se tivesse que adquirir uma doadora ou prenhez”. “O embrião pode ser transferido a partir do sétimo dia de cio da vaca receptora”, acrescenta.

O ABS Neo está disponível em seis plataformas de acordo com o tipo de demanda do produtor. Nos sistemas leiteiros o produtor pode optar por Leite a Pasto, para mais maior produção de leite por hectare reduzindo custos; Produtividade Leiteira, para maior eficiência e trabalho com animais ¾; e Tecnologia Leiteira, para sistemas de ordenha mais tenrificados.

Nos sistemas de produção de corte as opções são Reposição Eficiente, para reposição de fêmeas do rebanho; Nelore PRO, para a produção de touros com genética superior; e Performance Adaptada, para melhor desempenho de carcaça em sistemas de cruzamento industrial. “É uma genética pronta para quem quer mais resultados. Já será possível sentir os impactos produtivos logo na primeira geração”, completa Glaser.

Os embriões são congelados e transportados em botijões de nitrogênio. A ABS e a IVB afirmam que o descongelamento é tão simples como o do sêmen. O produto já pode ser reservado, no entanto só chegará no mercado a partir de janeiro de 2016.

Fonte: Portal DBO

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas