Planos de Melhoria da Competitividade são apresentados aos setores de laticínios e de vitivinicultura

.CompetitividadeA Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) apresentou os Planos de Melhoria da Competitividade para os setores de laticínios do Agreste Meridional e de vitivinicultura do Sertão do São Francisco.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) apresentou os Planos de Melhoria da Competitividade para os setores de laticínios do Agreste Meridional e de vitivinicultura do Sertão do São Francisco. A apresentação ocorreu em encontros com representantes em Garanhuns e Petrolina, respectivamente, nessa terça (11) e quarta-feira (12). Elaborado com o apoio de uma consultoria especializada, o documento traz um diagnóstico das regiões e apresenta linhas de ação direcionadas à implementação de inovações nos arranjos produtivos envolvidos, possibilitando alavancar a competitividade na produção local.
A elaboração dos Planos faz parte do Programa de Produção e Difusão de Inovações para a Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais (ProAPL), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), coordenado pela Secti e executado pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). “Queremos fortalecer a inserção competitiva dessas empresas nos mercados-alvos, compreendendo o mercado local e a inserção de mercados internacionais” explica Luciana Távora, diretora de Articulação da Secti e gestora do ProAPL.
Entre as ações apresentadas pelo Plano para desenvolver a produção de leite e de uva, além dos produtos derivados, estão, por exemplo, investimentos em laboratórios para melhorar a qualidade das frutas, capacitações para os profissionais envolvidos e aquisição de máquinas mais modernas. Os Planos propõem ainda estabelecer uma convergência de ações e programas, coordenando investimentos entre setores públicos e privados para fomentar a articulação das entidades federais, estaduais e locais promotoras de Arranjos Produtivos Locais (APLs). Como etapa seguinte, a secretaria e o comitê gestor (formado por membros do governo e empresários do setor) deverão definir as ações prioritárias e aprimorar a governança para capitanear outros recursos, direcionados a novas metas.
http://www.itep.br/noticias-itep/2163-planos-de-melhoria-da-competitividade-sao-apresentados-aos-setores-de-laticinios-e-de-vitivinicultura
 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas