#Danone: Profissionais na UNIFESP/ EPM lançam o 1º livro brasileiro que trata de nutrição em demência

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A abordagem criteriosa do diagnóstico do estado nutricional do paciente com demência e das medidas utilizadas para a preservação da saúde deste a fim de ter uma melhor qualidade de vida é o tema central do livro «Nutrição em demência», escrito pela nutricionista Glaucia Pivi e pelos neurologistas Paulo Bertolucci e Rodrigo Rizek Schultz, trio de profissionais da UNIFESP/ EPM, e publicado pela editora SCIOLab. Esta é a primeira publicação lançada no Brasil que trata sobre o referido assunto e tem como patrocinadora a Danone Nutrição Especializada.
Na publicação, os autores destacam a importância da alimentação adequada e saudável como aliada no cotidiano de pessoas com demências. O intuito é que estas preservem seu estado nutricional ajustado a fim de manterem massa muscular objetivando a manutenção da independência na realização das atividades diárias pelo maior período de tempo, como vestirem-se sozinhas, por exemplo. Os profissionais também abordam novas tendências, como a adoção de suplementos alimentares orais com o intuito de nutrir e fortalecer o organismo do paciente. Eles mostram que é possível aliar uma alimentação balanceada a uma suplementação adequada como auxílio ao tratamento. «A nutrição inadequada compromete ainda mais o estado de saúde do doente, chegando a diminuir a expectativa de vida deste. Se uma pessoa com demência tem uma expectativa de vida de mais 14 anos, esse número cai pela metade em caso de ter uma dieta desbalanceada», salienta Glaucia Pivi.
Entre as demências abordadas está a Doença de Alzheimer (DA), também chamada de demência degenerativa primária. A DA é a forma mais comum de demência e se caracteriza pela perda progressiva das funções mentais. Sabe-se que as pessoas com DA tendem a ter um estado nutricional comprometido de certos nutrientes essenciais, como os ácidos graxos Omega-3, vitaminas do complexo B e antioxidantes, por exemplo. Mediante informações como esta, torna-se possível orientar qual é a nutrição mais adequada ao paciente.
O evento de lançamento será realizado no dia 17 de outubro na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, das 19hs às 21h30.

Sobre os autores
Dr. Paulo Bertolucci
Doutor em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de Londres. Professor adjunto e livre docente na Disciplina de Neurologia da Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP. Chefe do Setor de Neurologia do Comportamento – Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP.

Dr. Rodrigo Rizek Schultz
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, Mestrado em Medicina na área de Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo e Doutorado em Medicina na área de Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP. Neurologista do Instituto da Memória – Núcleo de Envelhecimento Cerebral / NUDEC – UNIFESP, coordenador do Ambulatório de Demência Grave do Setor de Neurologia do Comportamento da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

Glaucia Pivi
Nutricionista graduada pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Nutrição Clínica GANEP. Mestre e doutoranda em Neurociências pela UNIFESP/EPM. Coordenadora da equipe de Nutrição do ambulatório de Neurologia do Comportamento da UNIFESP/EPM.

Sobre a Danone Nutrição Especializada
A Danone Nutrição Especializada é uma divisão do Grupo Danone, líder em Nutrição Clínica, presente em mais de 30 países, com 100 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de produtos nutricionais. Em 2007, o Grupo Danone adquiriu a Royal NUMICO mundialmente. A Royal NUMICO era uma holding de várias empresas especializadas em Nutrição Clínica e Infantil (NUTRICIA, Support, Milupa, SHS, Dúmex, Merlin, Cow & Gate) que se enquadrava perfeitamente na missão do Grupo Danone. No Brasil, a Divisão Medical Nutrition é a Danone Nutrição Especializada, e não Nutricia, como em outros países.

http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,709870,Profissionais_na_UNIFESP_EPM_lancam_o_1_livro_brasileiro_que_trata_de_nutricao_em_demencia_,709870,9.htm

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas