#Empresa pede desculpas í  China por leite contaminado com bactéria

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Neozelandesa Fonterra encontrou bactéria ligada a botulismo em produtos.
Austrália, Malásia, Arábia Saudita e Tailí¢ndia também tíªm lotes suspeitos.

Mulher checa documento de garante a qualidade da fórmula infantil Dumex, que tem a empresa Fonterra como fornecedor, em supermercado da cidade de Hefei, na China. (Foto: STR / AFP Photo)Mulher verifica documento de garante a qualidade da fórmula infantil Dumex, que tem a empresa Fonterra como fornecedor, em supermercado da cidade de Hefei, na China. (Foto: STR / AFP Photo)

Indústria faz recall de 990 mil litros de leite; confira a lista de lotes vetados

A empresa neozelandesa Fonterra pediu desculpas nesta segunda-feira (5) ao governo da China e negou qualquer tentativa de dissimulação, depois da descoberta de uma bactéria que pode provocar botulismo em alguns de seus laticí­nios, de acordo com a  AFP.

Segundo a Reuters, o executivo-chefe da Fonterra, Theo Spierings, viajou í s pressas para a China, um dos maiores mercados da empresa, para tentar tranquilizar os consumidores, declarando í  imprensa local que os métodos de processamento matariam as bactérias nocivas.

«Pedimos profundas desculpas í s pessoas afetadas», afirmou Spierings. Ele disse que a Fonterra alertou as autoridades ao receber a confirmação da contaminação.

A China restringiu as importações de leite em pó da Nova Zelí¢ndia depois da detecção de uma bactéria em alguns laticí­nios. Spierings disse que a Fonterra, que movimenta 9 bilhões de dólares por ano, não está sujeita í  proibição dos seus produtos na China, apenas a restrições envolvendo o concentrando de soro lácteo.

A Fonterra revelou no fim de semana que tríªs lotes de soro de leite utilizado na produção de leite para bebíªs e para atletas continham, em maio de 2012, Clostridium Botulinum, uma bactéria produtora da toxina botulí­nica, agente do botulismo.

O botulismo é uma grave doença tóxico-infecciosa que afeta o sistema nervoso e pode provocar a morte. Lotes suspeitos foram exportados também para a Austrália, Malásia, Arábia Saudita, Tailí¢ndia e Vietnã.

A Rússia também anunciou nesta segunda-feira a proibição da venda e importação dos produtos da Fonterra. As autoridades da Arábia Saudita anunciaram nesta segunda-feira que decidiram destruir um lote de leite infantil da Fonterra que ainda não havia sido colocado í  venda.

Danone e Nestlé
O grupo francíªs Danone retirou de alguns paí­ses da ísia vários lotes de leite em pó de suas marcas locais Dumex e Karicare. O grupo neozelandíªs Fonterra é um dos fornecedores da empresa.

«Como medida de precaução, os lotes foram retirados do mercado na China, Hong Kong, Malásia, Tailí¢ndia e Nova Zelí¢ndia, mas até o momento não foram registradas queixas de consumidores», afirmou um porta-voz do grupo francíªs. A empresa não revelou detalhes sobre o número de lotes que foram retirados do mercado.

Já o maior grupo de alimentos do mundo, Nestlé, afirmou nesta segunda-feira que nenhum de seus produtos foi afetado pelo recall anunciado pela Fonterra, de acordo com a Reuters.

Nestlé e Fonterra estabeleceram uma parceria chamada Dairy Partners Americas em 2002, sob a qual fornecem produtos lácteos para clientes na América Latina.

«Gostarí­amos de reassegurar aos consumidores que nenhum de nossos produtos foi afetado pelo recall da Fonterra. Não compramos qualquer dos lotes de concentrado de proteí­na de soro de leite alvo do recall da Fonterra», disse o porta-voz da Nestlé, Philippe Aeschlimann, em comunicado.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/08/empresa-pede-desculpas-china-por-leite-contaminado-com-bacteria.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas